Foto: Pixabay

Expedição russa pretende chegar ao Polo Norte com veículos anfíbios

Redação Webventure/ Destino Aventura, Offroad

Paisagens inóspitas aguardam a expedição russa (foto: Divulgação/ www.ec-arctic.ru)
Paisagens inóspitas aguardam a expedição russa (foto: Divulgação/ www.ec-arctic.ru)

Liderados pelo experiente aventureiro russo Vladimir Chukov, oito homens integrarão uma expedição russa que tem a intenção de chegar ao Polo Norte com veículos anfíbios nos próximos meses. Na última quinta-feira (17), um avião partiu de Moscou rumo ao Arquipélago de Severnaya Zemlya, onde começa a jornada. Serão cerca de 3 mil quilômetros de chão – e muito gelo – até o destino em Resolute Bay, no Canadá.

Após alguns dias de preparação, a expedição russa vai encarar o rigoroso inverno ártico até o início de junho, quando deve terminar a aventura. Esta é a terceira etapa do projeto Polar Ring (Anel Polar), que mistura espírito aventureiro e ciência. Para isso, os exploradores coletarão amostras de água, neve e gelo pelo caminho, além de reunir informações sobre a população de ursos da região e ainda testar a eficácia dos sistemas de navegação no ártico.

O aspecto mais interessante da empreitada, porém, são mesmo os peculiares carros anfíbios, projetados especialmente para percorrer o gelo que se forma sobre mares e oceanos. “Nós desenhamos, criamos e testamos cinco modelos experimentais. Cada modelo tem suas peculiaridades. Para adaptar nossos veículos às condições do gelo escorregadio, usamos novas ideias”, explica Vladimir Chukov.

“Não compramos esses veículos nem encomendamos em lugar algum. Temos nossa própria equipe”, acrescenta o experiente aventureiro, que já participou das outras etapas do projeto e está acostumado com o esquema próprio de deslocamento da expedição. Apenas os motoristas permanecem dentro dos veículos com tração 4×4, enquanto outros três homens ficam nas laterais e à frente dos carros para abrir o caminho com pás, em um duelo constante contra o gelo e a neve.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 21, 2011

Redação Webventure
Redação Webventure