Foto: Pixabay

Alpinistas Helena e Paulo Coelho recebem prêmio da Unesco

Redação Webventure/ Montanhismo

O casal Helena e Paulo Coelho (foto: Divulgação)
O casal Helena e Paulo Coelho (foto: Divulgação)

O casal de alpinistas Helena e Paulo Coelho foi indicado para receber um prêmio do Comitê Internacional de Fair Play, órgão da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) que abrange a ética esportiva em todo o mundo.

Em 1999, Paulo e Helena estavam tentando escalar o Everest, quando já estavam próximo ao cume já haviam subido 6.000 dos 8.850 metros souberam que haviam dois alpinistas acidentados, precisando de ajuda. O casal não pensou muito e desistiu do “ataque final” para ajudá-los.

Paulo disse que a receação para salvar os alpinistas foi imediata. “Nem pensamos muito, fizemos o que achamos que tínhamos de fazer”, diz.

A iniciativa de ajudar os dois alpinistas deu resultado: o casal conseguiu resgatar um dos alpinistas, o português João Garcia, ainda vivo. Ao descer do cume da montanha, Garcia teve congelamento, resultando na amputação das pontas dos dedos das mãos.

A atitude de Paulo e Helena foi indicada a Unesco pelo Panathlon Clube de São Paulo, entidadade voltada à ética esportiva. E, numa assembléia realizada em Paris, o comitê considerou por unanimidade que a atitude dos casal brasileiro se tratava de grande generosidade e por isso decidiram lhes conceder o diploma de honra na categoria “gesto de ‘fair play’”.

A entrega do prêmio está marcada para o dia 20 de janeiro de 2002, na cidade de Frankfurt, Alemanha.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 28, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure