Warning: getimagesize(https://www.webventure.com.br/wp-content/uploads/2017/02/20110630_181153_g.jpg): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /home/webventurecombr/public_html/wp-content/themes/designed/functions.php on line 1297
Foto: Pixabay

Curiosidades da última temporada de escalada no Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Charlie Wittmack no Everest (foto: Divulgação atleta)
Charlie Wittmack no Everest (foto: Divulgação atleta)

Com o término da temporada de escalada na região dos Himalaias, a agência de expedição Asian Trekking publicou um boletim com os principais feitos do ano, alguns bem curiosos:

>> Os primeiros escaladores a chegarem ao cume do Everest pela face norte (lado tibetano) foram o russo Abdulkhalim Elmezov e o sherpa Ngima Dorje. Eles conquistaram a montanha mais alta do mundo, com 8.850 metros de altitude, no dia 20 de maio, às 6 horas da manhã.

>> O indiano Arjun Vajpai, de apenas 17 anos, e os sherpas Naga Dorje, Nawangle e Nima Tshering conquistaram o cume do Lhotse no dia 20 de maio, às 8h15. Arjun é a pessoa mais jovem a alcançar o topo do Lhotse, que tem 8.516 metros de altitude e é a quarta mais alta do planeta. Ele também já detém o recorde de ser o mais jovem indiano a escalar o Everest, aos 16 anos, na temporada de 2010.

>> Charlie Wittmack, líder de uma equipe norte-americana autônoma, atingiu o cume do Everest dia 6 de maio, às 10h45. Antes disso, ele tinha partido de Londres, na Inglaterra, nadando pelo Rio Tamisa e pelo Canal da Mancha até a França. Dali, ele pedalou até o Nepal e, então, realizou a escalada, completando uma jornada de 14,8 mil quilômetros.

>> Organizada e liderada pelo doutor Richard Deming, diretor-médico da Mercy Cancer Center, a expedição Sobreviventes do Câncer Trek ao Everest levou com êxito uma equipe de 29 caminhantes até o acampamento base do Everest, a 5.350 metros de altitude. No grupo, 15 pessoas já tiveram câncer.

>> Este ano, o programa Lixo por Dinheiro conseguiu retirar 1.568 quilos de lixo do Everest. Desde 2008, já foram recolhidos mais de 13,5 mil quilos de rejeitos do topo do mundo.

>> Foi inaugurado no Dia Internacional do Sagarmatha (29 de maio) um monumento em homenagem aos escaladores Sir Edmund Hillary e Tenzing Norgey, as primeiras pessoas a pisarem no cume do Everest, em 1953. Lady June Hillary, viúva de Hillary, visitou o monumento, que tem a forma de um pilar.

>> E os brasileiros Carlos Santalena e Carlos Canellas alcançaram o topo do Everest dia 7 de maio, às 9h50. Com 24 anos, Santalena é o brasileiro mais novo a conquistar o Everest. Eles tiveram a companhia dos sherpas Gyalzen e Rita Pasang. O líder da equipe brasileira, Rodrigo Raineri, e o sherpa Kami Tshering subiram ao cume dia 20.

Este texto foi escrito por: Da Redação

Last modified: junho 30, 2011

Redação Webventure
Redação Webventure