Foto: Psdesign1/Fotolia

Aprenda 4 maneiras de purificar a água e evite perrengues

Carolina Abrantes/ Natureza

E se um dia você estivesse em uma trilha e se perdesse? Nem sempre carregamos em grandes quantidades o básico para sobreviver, mesmo ao ir para o “meio do nada”.  A verdade é que uma situação como essa, sem dúvidas, a água é o elemento essencial, ninguém é doido de sair por aí sem levá-la, mas e se ela não for suficiente? Você sabe como tornar potável a água que encontrar pelo caminho?

Foto: Psdesign1/FotoliaFoto: Psdesign1/Fotolia

O Webventure listou alguns métodos que podem matar sua sede e garantir sobrevivência, afinal, nada melhor do que estar preparado para imprevistos.

  1. Fervura

Ferver a água é o método mais eficaz para matar a maioria das bactérias que estejam presentes nela. Fazer uma fogueira no meio da floresta não é o mais indicado, já que prejudica o solo, mas pode ser sua saída para ferver a água, caso tenha um recipiente de alumínio. O ideal é que ela ferva por dez minutos.

Mesmo que a água já tenha sido filtrada, o ideal é purificá-la com a fervura. Esse método é capaz de matar a maioria dos parasitas e das bactérias presentes na água. Para esse processo, você vai precisar de uma lata de alumínio e uma fogueira. Ferva a água por cerca de dez minutos e depois a armazene em um recipiente.

Caso você tenha apenas uma garrafa plástica dá para improvisar, basta enchê-la completamente de água, sem permitir espaço para o ar, em seguida coloque-a nas brasas quentes, por não ter ar, o plástico não derreterá.

  1. Filtragem

Você também pode filtrar a água em um pano limpo, seja uma camiseta, meia, toalha, o importante é estar limpo para eliminar os resíduos sólidos, como folhas e insetos. Após fazer esse processo é recomendado ferver a água para matar os micro-organismos que passam ilesos pela filtragem.

  1. Método Sodis

Esse método consiste em deixar a água em uma garrafa plástica, após já ter sido filtrada, exposta à luz solar durante seis horas, a radiação matará as bactérias presentes caso o recipiente permaneça fechado neste período.

  1. Iodo ou cloro

O iodo pode facilmente ser encontrado na farmácia, tê-lo com você pode ser muito útil em situações na floresta, já que além de servir para passar em ferimentos, duas gotas dele para cada litro de água é o suficiente para poder consumi-la após 20 minutos de espera, é claro que o gosto ficará diferente, mas pode ser uma solução. O cloro tem a mesma eficiência do iodo e também pode ser comprado em farmácias em comprimidos. Basta coloca-lo em um litro de água e aguardar o tempo recomendado.

Inscreva-se para o Brasil Ride!

E por que é importante purificar a água, mesmo a daquele rio que aparenta ser limpinho? A presença de micro-organismos que são invisíveis a olho nu (protozoários, vírus e bactérias) pode causar diversos problemas, como: giardíase, diarreias ou até doenças mais graves como hepatite e pólio, entre outras.

Last modified: setembro 27, 2017

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.