Foto: Pixabay

Brotas reabre temporada de esportes na natureza

Eduardo Andreassi/ Aventura

Se você deseja viver alguns dias de aventura, Brotas é o lugar certo. A capital paulista do ecoturismo oferece inúmeras opções para a prática de esportes de aventura.

Graças ao Rio Jacaré-Pepira, que corta a cidade, Brotas se tornou ponto de encontro daqueles que apreciam esportes de aventura. Em Brotas você vai encontrar trilhas, diversas cachoeiras e corredeiras perfeitas para a prática de trekking, mountain bike, rapel, canyoning, tirolesa, rafting e bóia-cross. Tudo isso rodeado de muito verde, que fazem de Brotas um paraíso do ecoturismo. A quantidade de cachoeiras da região se deve à presença de diversas nascentes aliada a cuesta, uma formação geológica bastante particular (um gigantesco manto de basalto sobre uma camada de arenito).

Brotas reabre temporada de esportes na natureza
Arvorismo/ Foto: Eduardo Andreassi

Opções de entretenimento para todas as idades

Engana-se, porém, quem imagina que Brotas é destino apenas para viciados em adrenalina. Há atividades para todos os tipos de visitantes – dos que curtem apenas uma leve caminhada aos acostumados a praticar arvorismo em circuitos que exigem músculos de aço.

Não é difícil observar, em meio às turmas de esportistas, famílias se divertindo na terra, na água e no ar. Com barreiras sanitárias instaladas em acessos da cidade e o respeito máximo às orientações de autoridades de saúde sobre a quarentena, Brotas vive a mesma realidade de outros estinos turísticos do país, com o esvaziamento dos atrativos onde meses atrás era comum encontrá-los repletos de turistas.

Ainda assim, prevalece a sinergia entre a gestão municipal e empresas, que atuam conjuntamente para reviver os dias de intensa atividade no setor, segunda maior fonte de renda da estância turística considerada a capital nacional do turismo de aventura.

Brotas reabre temporada de esportes na natureza
Passeio de quadriciclo/ Foto: Eduardo Andreassi

Brotas, além de seu cenário já conhecido que é chamariz para turistas, é também um ponto no mapa dos apaixonados por esportes. Nessa perspectiva, está reaberta a temporada dos eventos trail na capital do turismo de aventura.  
 
Os desafios na corrida, nado e ciclismo transformam Brotas em um reduto para praticantes destas atividades. São pessoas de todas as partes em busca de colocar os limites à prova por terra e água. 
 
Tão intenso quanto o preparo do atleta para estar pronto é a mobilização de Brotas para reabrir as portas aos esportes de aventura. Enquanto 2020 estava cancelado para qualquer atividade que criasse aglomerações, setor público e empresários do trade turístico se mobilizaram para que fosse possível conciliar saúde e economia em um contexto de incredulidade.  
 
Prova de que a força-tarefa foi bem-sucedida é o saldo positivo nos dois contextos em 2021. A vacinação contra a Covid-19 segue a largos passos, os casos seguem controlados e os protocolos sanitários são seguidos à risca nos estabelecimentos, ecoparques e outros ambientes comuns entre turistas e moradores. Em igual medida, a movimentação dos empreendimentos turísticos tem sido excepcional e já é reflexo do aumento dos postos de trabalho.  
 
Este saldo é a resposta de que planejamento, fiscalização e entendimento da população, dos empresários e dos próprios turistas trouxeram um equilíbrio no enfrentamento de um dos momentos mais críticos na história da humanidade.  

Se nos primeiros meses o fechamento total da atividade turística trouxe um impacto severo à economia de Brotas, a retomada foi surpreendente, o que é comprovado ainda pelos balanços da arrecadação com o ISS Turístico e a emissão de vouchers dos atrativos, que têm tido altas contínuas.  
 
Entre setembro e novembro, serão seis finais de semana de provas organizadas por grandes empresas especializadas no mercado de esportes. Além dos protocolos já seguidos na estância turística, São Paulo terá 30 eventos testes antes de setembro, inseridos no Plano São Paulo de combate à Covid-19, para o aval às provas.  

Com todo o cuidado e segurança, Brotas está segura para recepcionar estes esportistas, ávidos pelas paisagens mais belas no centro do estado.

Brotas reabre temporada de esportes na natureza
Mountain bike/ Foto:Eduardo Andreassi

Last modified: julho 23, 2021

[fbcomments]
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Jornalista e fotojornalista, trabalha também com Comunicação e Assessoria de Imprensa, sendo que parte do tempo trabalha no Brasil e outra na Itália, onde tem parceria com o Governo da Toscana. Trabalha com Fotografia/Jornalismo/Comunicação - desenvolve um trabalho sobre Turismo – regiões, parques, atrações, hotelaria, gastronomia local, festas populares e demais assuntos relacionados, praticando acervos fotográficos ou pautando, cobrindo e divulgando nos portais e jornais. Atualmente tem como parceiros as Lojas Mundo Terra