5 cuidados sobre saúde que você deve tomar antes de viajar

Carolina Abrantes/ Viagem

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Ao planejar uma viagem certamente as primeiras preocupações ficam por conta de preços, passagens e hospedagem, porém esses não são os únicos itens importantes para se preocupar. Muita gente acaba esquecendo, mas a saúde é um ponto crucial para uma viagem inesquecível e sem perrengues.

Para garantir que tudo saia como planejado e nenhum passeio seja interrompido no meio do caminho, você deve tomar alguns cuidados de saúde antes de embarcar ou pegar a estrada, confira:

1 – Estar com o check up em dia

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Consultar um médico e estar com os exames em dia é essencial antes de uma viagem, principalmente se ela for para um lugar mais distante, faça seu check up e certifique-se que está saudável. Viajar doente pode ser uma dor de cabeça a mais e dependendo da situação , até enfraquecer seu sistema imunológico e agravar os sintomas.

2 – Carteira de vacinação atualizada 

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Manter as vacinas em ordem muitas vezes é um requisito para determinados destinos, essencialmente idosos, crianças e pessoas no grupo de risco. Alguns países exigem até que o turista apresente o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, um documento que comprova as vacinas que a pessoa já tomou.

Para obter o certificado é necessário comparecer ao Centro de Orientação de Viajantes apresentando o cartão de vacinação e um documento de identidade oficial com foto ou certidão de nascimento. Confira os países que exigem o certificado.

3- Não abra mão do seu kit saúde

 

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Sempre tem aquele remédio que “faz milagre”, seja para dor de cabeça, cólica, febre, enjoo, ou qualquer outra coisa, por isso é sempre bom tê-lo por perto em caso de algum imprevisto. Você pode consultar seu médico sobre quais levar, geralmente os mais usados são: analgésicos, antitérmicos, antiácidos, antissépticos, curativos e bandagens adesivas, além de protetor solar e repelente, que também podem entrar na lista do kit saúde.

Participe da Rolling Stone Music & Run!

Em alguns locais o viajante pode ter dificuldades para encontrar determinado remédio, por isso, ao sair do Brasil, lembre-se de levar duas receitas, uma no idioma do país de origem e outra no idioma do país que vai visitar, para evitar qualquer tipo de problema.

4- Pesquisar sobre o destino

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

O segredo é planejar, para isso pesquise tudo sobre o destino da viagem, inclusive, sobre a exigência de vacinas específicas, risco de doenças , medidas preventivas, além de clima e hábitos alimentares e culturais, que também podem interferir na sua saúde. No site da Anvisa é possível checar as orientações para visitar diferentes locais do mundo.

5- Saiba o que fazer em situações adversas

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

Tanto para viagens nacionais quanto internacionais é preciso estar ciente da cobertura dos planos de saúde e saber como proceder em caso de necessidade. Em países estrangeiros, por exemplo, é comum hospitais não receberem turistas sem plano e quando se necessita pagar por um procedimento ou internação isso costuma ter um custo alto, por isso avalie contratar um plano de saúde antes mesmo de ir para ter a quem recorrer caso precise. Dessa forma, contratar uma cobertura de saúde pode ser algo interessante.

 

 

 

Last modified: novembro 9, 2017

[fbcomments]
Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.