Foto: Pixabay

Desafio na face sul do Corcovado

Redação Webventure/ Montanhismo

O principal cartão postal do Rio de Janeiro é mais uma vez palco para desafios de escalada. Autorizados pelo IBAMA, os alpinistas Alexandre Fitaroni e Hidson começaram sábado a enfrentar os 500 metros de rocha da face sul do Corcovado. Com eles vai o fotógrafo Paulo Miranda para registrar cada passo desta aventura.

O trio vai conquistar uma nova rota, já batizada por eles de “Quarta Dimensão”. Dos 500 metros totais da via, os 200 inciais já foram conquistados. Sobra ainda muito trabalho para os 300 metros finais no paredão do Corcovado. Além das fortes chuvas de março e do cansaço, o principal inimigo nos escaladores deve ser o forte sol do outono carioca que promete esquentar os capacetes. Para relaxar, resta a visão deslumbrante da Lagoa Rodrigo de Freitas e do mar de Ipanema.

Na base da escalada, no meio da mata que cerca o paredão, foi montada uma verdadeira base de operações, de onde sairá toda a alimentação do grupo. A base também irá controlar o desenrolar da expedição, mantendo contato direto com os escaladores através do rádio-transmissor.

Voltada para a Zona Sul do Rio de Janeiro, a escalada da face sul do Corcovado pode ser acompanhada por qualquer carioca. O melhor lugar para se assistir a conquista é na orla na Lagoa Rodrigo de Freitas, próximo a saída do Túnel Rebouças. Os escaladores já podem ser vistos no lado esquerdo da parede, ainda bem próximos da mata.

A previsão é de que o trio complete a via no sábado, dia 3 de abril. A chegada vai ser no monumento do Cristo Redentor, em meio a muita comemoração e festa.

A Webventure vai estar acompanhando cada passo dos três escaladores na face sul do Corcovado. Fique ligado para saber maiores detalhes da conquista.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

Last modified: março 29, 1999

Redação Webventure
Redação Webventure