Foto: Pixabay

Trekking no Pico dos Marins

Redação Webventure/ Trekking

Nascer do sol no Marins (foto: Jurandir Lima/ Trilhas Trilhas)
Nascer do sol no Marins (foto: Jurandir Lima/ Trilhas Trilhas)

O Pico dos Marins, com seus 2.420,7 metros de altitude, localizado no município de Piquete (SP), é considerado o segundo ponto mais alto do estado de São Paulo, mais baixo apenas que a Pedra da Mina, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira.

O local é bastante recomendado para a prática do ecoturismo devido à sua grande beleza que, nos dias e noites de boa visibilidade, possibilita avistar várias cidades ao seu redor, com mais de 1500 metros de desnível.

É um roteiro ideal para quem quer caminhar, literalmente, acima das nuvens numa viagem às Cristas da Mantiqueira. Ao meu ver, é uma das trilhas mais interessantes da região Sudeste do Brasil, exatamente pelo grau de dificuldade: médio/pesado.

Saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, pegar a rodovia Presidente Dutra e seguir até Lorena. Depois pela BR-459 em direção a Itajubá. Ao passar pela cidade de Piquete, numa curva dois quilômetros à frente, há uma estrada que segue reta. É a saída para a trilha. Logo nos primeiros quilômetros da estrada, ainda asfaltada, avista-se o Pico dos Marins pela parte traseira e o aventureiro já poderá ter idéia do que está por vir.

Após percorrer cerca de oito quilômetros de curvas e mais curvas, afinal estará numa serra, encontrará um pequeno vilarejo encravado no pé da Serra, com gente bastante hospitaleira, um destes lugares simples e onde ainda existe o refrigerante tubaína envasada nas antigas garrafas escuras. Vale a pena parar e trocar um dedo de prosa, para depois seguir a jornada.

A emoção da trilha começará a partir deste ponto, quando se inicia a estrada de terra e o visual da paisagem se torna cada vez mais encantador, ideal para as primeiras fotografias do passeio. Irá percorrer uma estrada que poucas pessoas conhecem.

Para atingir o cume dos Marins, a aventura torna-se uma verdadeira escalaminhada, isto é, usa-se mãos e braços para ganhar altura. É uma caminhada marcante tanto pela árdua subida, como pela paisagem que irá apreciar. Do respectivo cume, a bela visão panorâmica mesclada com a vegetação e as imensas rochas darão uma sensação de vitória aliada à recompensa.

O ponto mais gratificante de toda a aventura será o pôr-do-sol, que poderá ser assistido acima das nuvens. No acampamento de montanhas, à noite, avistará as luzes que iluminam várias cidades do Vale do Paraíba. Outro momento de grande contemplação será o nascer-do-sol, com os primeiros raios que refletem no céu e nas montanhas com várias cores, entre o azul-violeta até o vermelho-laranja-prateado.

O Pico dos Marins é, sem dúvida, um dos lugares de nascer-do-sol mais belo da Serra da Mantiqueira.

Confira as dicas para fazer a subida ao Pico dos Marins:

  • A melhor época do ano para realizar a trilha é no inverno, entre os meses de abril a setembro, quando o clima fica seco, pois durante o verão as chuvas impossibilitam qualquer caminhada segura;

  • A região é bem complicada para caminhar sozinho. Recomendo a incursão pela trilha, apenas acompanhado de guias que conheçam bem o local;

  • O Pico dos Marins não oferece nenhuma estrutura aos aventureiros. Portanto, todo o suprimento alimentar deverá ser levado, principalmente água potável, escassa no alto das montanhas;

  • Leve casaco para baixas temperaturas, touca, luvas, meias de lã e tênis ou botas confortáveis. Na mochila, deve constar protetor labial, filtro solar, repelente de insetos, óculos escuros, capa de chuva, chapéu, toalha pequena, lanterna, pilhas reservas e claro, o kit de primeiros socorros, entre outras tralhas. Não esquecer o saco de dormir, pois nas noites frias de inverno a temperatura chega facilmente próxima de zero grau. Evite levar excesso de peso, pois a caminhada é longa e cansativa.

  • Vale a pena levar máquina fotográfica que irá proporcionar-lhe belas imagens.

  • É importante trazer todo o lixo produzido e, se possível, recolha os resíduos que outros deixaram (pessoas que não mereciam conhecer este local).

    “Lembre-se uma montanha nunca é vencida, apenas conquistada”

    Este texto foi escrito por: Jurandir Lima (arquivo)

    Last modified: julho 6, 2005

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure