Paraíba e suas belezas mais secretas: conheça os encantos desse lindo estado do Nordeste

Eduardo Andreassi/ Viagem

Paraíba, tão ou mais bela que as outras capitais do Nordeste e detentora de praias maravilhosas, charmosas, pouco exploradas e portanto, calmas, assim como cidades interessantes como a capital João Pessoa, Cabaceiras, Araruna, Areia e Campina Grande, é uma daquelas jóias que realmente surpreende o turista pela generosidade dos biomas e belezas que eles demonstram, seja no litoral, caatinga ou mesmo no agreste. 

João Pessoa, sua capital, possui praias e paisagens surpreendentes e pouco tocadas pelo Homem – por esse motivo são tão exuberantes assim -, sendo um daqueles lugares que encanta qualquer visitante, pois consegue harmonizar as belezas naturais com traços de modernidade, sossego e aconchego. É a típica cidade que você tem que ver para crer e vivenciar tudo que ela proporciona.

João Pessoa – apaixone-se por essa cidade – Muita história e locais fascinantes

A grande vantagem de João Pessoa sobre a maioria das capitais nordestinas é que não é preciso sair da cidade para aproveitar suas melhores praias.

É considerada uma das melhores cidades para se viver e com o ar mais puro das grandes cidades e capitais do Brasil. Conhecida por ser uma cidade calma, cheia de belezas naturais e de povo caloroso e hospitaleiro, a capital paraibana tem despontado como um refúgio ideal para quem quer morar bem.

Com uma excelente estrutura – inúmeros bares, restaurantes, hotéis, receptivos de passeios, aeroporto internacional, transporte público, centro de apoio aos turistas – é carinhosamente (e não por menos) chamada de “Jampa”, sendo local ideal para pessoas que procuram sossego, segurança e belas paisagens.

Pelo fato de João Pessoa estar localizada no extremo oriente da América do Sul, é a primeira cidade do país a receber os raios de sol durante as manhãs, por volta das 5h.

E é exatamente por isso que o movimento na cidade começa cedo, onde dezenas de pessoas transitam nos calçadões e ciclovias das praias, seja caminhando, fazendo exercícios, andando de bike ou patins. 

Durante o dia proporciona muito lazer e beleza para quem freqüenta sua orla e os convidativos passeios de barco que os leva para as piscinas naturais, popularmente conhecidas como o “Caribe Paraibano”. Afinal, além da calmaria do mar verde-azulado, suas águas mornas são um convite à parte para um bom mergulho e muita diversão.

Já de noite, sua famosa – e deliciosa – gastronomia e uma vida noturna agitada nos bares famosos da cidade, atraem multidões sem deixar de lado aquele ar de cidade acolhedora, pacífica e bastante receptiva. Um quesito muito importante para o turismo local. 

Centro Histórico de João Pessoa – um mergulho na história

João Pessoa, capital da Paraíba, foi fundada em 1585 às margens do rio Sanhauá e seu centro histórico é reconhecido como Patrimônio Nacional do mundo em 2007, sendo um dos maiores e mais importantes sítios históricos do Brasil e de grande importância na época da colonização do Brasil. 

A partir da segunda metade dos anos 1960, com a ocupação da orla marítima, a economia da área perdeu um pouco de sua importância de outrora. Os bairros do Centro comportam a maior parte das áreas que são objeto de tombamento pelos órgãos de proteção ao patrimônio: dentre elas, o Centro Histórico, Rua das Trincheiras e as proximidades da Rua Odon Bezerra, no bairro de Tambiá.

Dicas: Tire meio dia para visitar essa parte de João Pessoa e conhecer um pouco da importância dessa cidade nos tempos do Brasil Colônia. Aproveite e visite algumas construções que compõem o rico conjunto arquitetônico da capital. Entre as preciosidades, a Igreja de São Francisco, que levou 200 anos para ficar pronta e a igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Conhecendo mais das belezas de João Pessoa e a Rota do Conde

João Pessoa e litoral sul preservam praias com aspectos bucólicos e extasiantes.

“Jampa” possui nove belas praias ao longo de seus 30 km de litoral. Ao todo, no estado da Paraíba, são cerca de 60 outras praias em seus 130 km de litoral, que esbanjam no quesito beleza e tranqüilidade. 

João Pessoa, considerada uma das melhores cidades do mundo para viver, possui bem próximo dali uma das 10 praias mais lindas do Brasil e do mundo – Praia de Coqueirinho – e a primeira praia internacional de naturismo. A praia de Tambaba.

Perfeita por natureza e bucólica por vocação, as praias de João Pessoa e do litoral sul, reúnem águas azuis que formam piscinas naturais, falésias brancas, formações vulcânicas e coqueirais que encantam os turistas que vão em busca do sol do verão com um ares acolhedores.

As praias de Gramame, Jacarapé, Cabo Branco, Seixas, Bessa, Tambaú, da Penha, Praia do Sol e Manaíra são alguns exemplos de locais onde o turista pode passar bons momentos e desfrutar do sossego e mansidão que João Pessoa proporciona. São praias ideais para todos os tipos de público, desde famílias com crianças a jovens e esportistas, contando com cenários paradisíacos e com boa infraestrutura, com bares e quiosques que servem petiscos e bebidas.

Passeios imperdíveis em João Pessoa e Praia do Jacaré, em Cabedelo

Citamos aqui apenas alguns deles, mas há muito mais a ser vivenciado nessa 

encantadora João Pessoa e todo o estado da Paraíba.

Por lá, as lindas e envolventes Piscinas Naturais do Seixas – na Praia do Seixas – são um deleite para o turista que busca um passeio imperdível e um bom banho de mar em águas mornas..Essas piscinas são formadas por um imenso banco de corais que são cobertos pela água do oceano, visíveis quando a maré está baixa e a água, cristalina. 

O cenário é surreal e não é a toa que o local é conhecido como Caribe Brasileiro.

Já o “Caribe Paraibano” – como é chamado – na praia do Bessa é outra opção de passeio imperdível para quem quer desfrutar das belezas das praias paraibanas e aproveitar suas águas mornas e  tranqüilas. O local tem atraído muitos turistas estrangeiros e brasileiros, envolvidos por tamanha beleza e que desejam um contato mais “íntimo” com a natureza e sua vida marinha, já que é possível avistar cardumes de peixes, tamanha a transparência das águas. 

A principal atração turística da região – Contemplar o pôr do sol na praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel

E é justamente no fim do dia que a principal atração da região torna o clima mais romântico e charmoso, sendo hoje a principal atração turística da região e já ouvida falar por muitos em todas as regiões do Brasil.

Na praia do Jacaré, em Cabedelo, ao cair da tarde por volta das 16h, uma multidão de pessoas se aglomeram às margens do Rio Paraíba para ver um espetáculo único: apreciar o pôr do sol com direito ao som do bolero de Ravel, tocado pelo saxofonista paraibano “Jurandy do Sax”. 

O espetáculo é fascinante e não há quem não se envolva com o cenário e com a música que ele toca, passando de barco de um lado para outro, enquanto o sol se põe.

Em qualquer um desses três passeios citados, existe a opção do turista ver bem de perto, a bordo de embarcações disponíveis nos locais, através dos receptivos.

Costa do Conde – Um roteiro promissor no litoral Sul e as mais belas praias do litoral paraibano

Partindo de João Pessoa em sentido ao litoral sul da Paraíba pela rodovia PB-008, o município de Conde – cerca de 30 km de João Pessoa – possui praias que são verdadeiras “pérolas”, tamanha a beleza de seus cenários paradisíacos e sossego que essas praias proporcionam, sem aquela agitação de lugares mais badalados.

Frequentada por turistas de todas as regiões do Brasil, a Costa do Conde possui sete praias – Praia de Gramame, Praia do Amor, Praia de Jacumã, Caripabus, Tabatinga, Coqueirinhos e Tambaba – com características únicas em seus 20 km de extensão. 

Companhias Aéreas que operam em João Pessoa

Gol, TAM e Azul

Distancias de outras Capitais

• Aracaju – 611 km

• Belo Horizonte. – 2.171 km

• Brasília – 2.245 km

• Florianópolis – 3.485 km

• Fortaleza – 688 km

• Goiânia – 2.442 km

• Recife – 120 km

• Rio de Janeiro – 2.448 km

• São Paulo – 2.770 km

Como chegar até Conde

Partindo pela rodovia PB-008, são cerca de 30 km da Capital João Pessoa (PB) até o município de Conde.

Para quem vai de Ônibus o ideal é ir até João Pessoa e avisar ao motorista que vai ficar na entrada do município do Conde. Depois é só pegar os ônibus e vans locais que levam os turistas até as praias.

Serviços – Hospedagem, Passeios e Gastronomia

João Pessoa é muito bem estruturado nesses aspectos, e citamos alguns dos locais excelentes para o turista se hospedar, se alimentar e contratar receptivos para passeios.

Hospedagem

Nord Hotels – Avenida Cabo Branco, 4560 Cabo Branco João Pessoa – Paraíba

Traslados e Passeios – 

Luck Receptivo – Central (83) 3247-1856 / Plantão 24h (83) 98745-9949

Passeios de Catamarã – 100% Lazer – Fone: (083) 99976-4156

Gastronomia

Estaleiro Restaurante – Rua dos Camarões, 95

Canoa dos Camarões – Rua João Mauricio, 121

Pizzaria Nonna Anaia – Rua João Maurício, 83

Companhias Aéreas que operam em João Pessoa

Gol, TAM e Azul

Distancias de João Pessoa a outras Capitais

• Aracaju – 611 km

• Belo Horizonte. – 2.171 km

• Brasília – 2.245 km

• Florianópolis – 3.485 km

• Fortaleza – 688 km

• Goiânia – 2.442 km

• Recife – 120 km

• Rio de Janeiro – 2.448 km

• São Paulo – 2.770 km

Informações Turísticas e Apoio

PBTur – Empresa Paraibana de Turismo

Centro de Apoio ao Turista – na Praia de Tambaú e no Aeroporto

Fone: (083) 3214-8185 e (083) 98878-0769

Fotos/imagens: Eduardo Andreassi

Last modified: dezembro 29, 2021

[fbcomments]
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Jornalista e fotojornalista, trabalha também com Comunicação e Assessoria de Imprensa, sendo que parte do tempo trabalha no Brasil e outra na Itália, onde tem parceria com o Governo da Toscana. Trabalha com Fotografia/Jornalismo/Comunicação - desenvolve um trabalho sobre Turismo – regiões, parques, atrações, hotelaria, gastronomia local, festas populares e demais assuntos relacionados, praticando acervos fotográficos ou pautando, cobrindo e divulgando nos portais e jornais. Atualmente tem como parceiros as Lojas Mundo Terra