Foto: Pixabay

Parabéns Webventure pelos seus 15 anos de aventura on-line!

Redação Webventure/ Montanhismo

Comemoração (de madrugada) da entrada da nova home  em 2009 (foto: Arquivo Webventure)
Comemoração (de madrugada) da entrada da nova home em 2009 (foto: Arquivo Webventure)

No finalzinho de janeiro de 1997, ainda com uma internet e o segmento de aventura embrionários no Brasil, entrava no ar o portal Webventure, com a proposta de reunir as principais notícias de esportes que começavam a ser praticados em massa no país, como montanhismo, mountain bike, trekking e corrida de aventura (este em 1998).

Hoje, depois de uma década e meia, o portal é um dos maiores em sua área, com mais de 31 mil notícias já publicadas e cerca de 50 mil pessoas cadastradas apenas no boletim de notícias semanal. Atualmente, o portal também é fornecedor de conteúdo para os principais grandes portais brasileiros, como UOL, Estadão, IG, Lance e outros.

Mas como essa história começou?

O início de uma longa escalada. O portal nasceu do sonho de dois jovens escaladores paulistanos, André Chaco e Renato Cukier, que perceberam a carência de um serviço de informações na internet direcionada a um público do qual eles faziam parte.

“O site surgiu como uma brincadeira. Eu e o André estávamos fazendo um curso de montanhismo e eu já trabalhava com internet. Com o tempo, ele começou a exigir mais trabalho, pois estava dando certo”, lembra Renato, que em 1997 tinha 20 anos, assim como André.

Contando apenas com um notebook emprestado e uma câmera digital, o trabalho que era uma diversão começou a se tornar conhecido muito rapidamente. No ano seguinte de sua fundação, por exemplo, o portal já se tornaria parceiro de conteúdo do UOL.

“O Webventure foi pioneiro e precursor não só em esportes de aventura, mas na internet. O portal é, com certeza, uma das empresas mais brilhantes da internet. Os donos são jovens, mas esclarecidos e com muita visão de empreendedorismo”, analisa Cristina Degani, editora do Webventure entre 2004 e 2006.

O sucesso também trouxe rapidamente alguns prêmios, inclusive o TOP-3 do I-Best, considerado no começo dos anos 2000 o Oscar da internet.

Com a repentina ascensão, seus fundadores, que até então estagiavam em outras empresas, decidiram entrar de cabeça no negócio: “Não dava mais para ficar até de madrugada trabalhando no site por causa do estágio”, lembra Renato.

E assim a empresa tomou forma, foi crescendo, e hoje conta com 25 pessoas ligadas diretamente ao site, mais cerca de 50 colaboradores espalhados pelo país, entre colunistas, jornalistas freelancers, fotógrafos e blogueiros.

Além de reportagens especiais sobre destinos, saúde, equipamentos e treino, os repórteres do Webventure estiveram nas principais competições esportivas que ocorreram nos últimos 15 anos.

O site acompanhou in-loco as principais corridas de aventura já feitas no Brasil, muitas provas internacionais, como o Eco-Challenge, todas as últimas 13 edições do Rally dos Sertões do qual o portal é a cobertura oficial desde 1999 , mais provas de bike, como todas as edições da Brasil Ride, regatas, competições de trekking e muitas outras.

Muitas dessas coberturas foram realizadas em épocas de tecnologia escassa, sem celular, por exemplo. “No Eco-Challenge , na Argentina, penávamos para conseguir enviar uma simples foto para o Brasil”, relembra o primeiro editor do portal, Gustavo Mansur, que trabalhou no Webventure durante 2 anos curiosidade: foi num Sertões que ele conheceu a também ex-editora Cris Degani, sua esposa hoje.

“Mandávamos as notícias uma vez por dia, somente quando chegávamos a algum hotel. Era o que dava para fazer. Os jornalistas gringos riam da gente, pois tinhamos muitos equipamentos para tentar nos manter on-line”, conta Gustavo.

E quem disse que nossos repórteres também não são aventureiros? “No Rally dos Sertões de 2005, por exemplo, tivemos de dormir em uma praça e bater na porta de uma casa para tomar banho”, recorda o jornalista Daniel Costa, que já cobriu mais de 100 provas em sete anos de Webventure, onde foi editor e hoje é gerente de produtos da empresa.

E vale a pena também recordar os estandes no site na Adventure Sports Fair, entre 1999 e 2008, que eram um ponto de encontro de toda a comunidade outdoor e onde rolaram happy-hours memoráveis. “Era uma das únicas oportunidades do ano para ver o pessoal de bike, montanhismo, corrida de aventura e muitos outros esportes conversando numa mesma roda”, diz Daniel.

Houve seis grandes reformas gráficas no site, a primeira em 1998 e a última em 2009. E uma nova grande reformulação editorial e gráfica já está sendo preparada.

“Participar da mudança de layout de 2009 foi muito prazeroso, pois eu pude acompanhar uma reestruturação do começo até a sua implantação final”, lembra Thiago Padovanni, editor entre 2007 e 2011. “A gente ficava até às 4 da manhã durante o processo. Foi uma coisa que me marcou bastante.”

Duas ferramentas também são pioneiras no segmento de aventura: a seção “Destino Aventura”, lançada em 2001, e o “Onde Praticar”, de 2009.

O “Destino Aventura” é um guia que ajuda o internauta a programar a sua viagem outdoor com informações do local como clima, trilhas e afins, até hospedagem e transporte. Atualmente, a seção soma 180 destinos, todos focados em turismo e esportes de aventura.

Já o “Onde Praticar” é uma ferramenta de rotas de aventura feita pelo próprio internauta, que insere o trajeto num mapa on-line, mais fotos e dicas sobre o percurso de bike, trekking, escalada e outros esportes. Depois, ele pode compartilhar com seus amigos o link da rota. Ao todo, mais de 600 pontos já foram cadastrados.

Outro serviço é a “Loja de Fotos”, lançada em 2004, que já esteve em mais de 240 eventos e competições de aventura em todo o país, clicando seus competidores para depois vender a imagem dele na prova. “Dentre todas, eu destaco as últimas quatro edições do Rally Dakar e as 12 dos Sertões, além de muitas corridas de aventura e de bike”, recorda Daniel.

E o futuro? Atualmente, o principal objetivo da equipe do Webventure é a inclusão do internauta no site, como explica Renato: “O portal está acompanhando as tendências da internet, que é destacar as comunidades, desde a nossa participação no Facebook, que está evoluindo, como em alguns produtos como o ‘Onde Praticar’. A tendência é aumentar cada vez mais a nossa interação com os usuários”.

Que venham os próximos 15 anos!

Este texto foi escrito por: Rodolfo Gomes

Last modified: fevereiro 9, 2012

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure