Foto: Pixabay

Frank Brown e Luiz DF vencem o XCeará 2002

Redação Webventure/ Voo Livre

DF (esq) e Brown comemoram títulos em Quixadá. (foto: Divulgação)
DF (esq) e Brown comemoram títulos em Quixadá. (foto: Divulgação)

O Brasil conquistou ontem (01/12) o título do XCeará 2002, evento internacional de vôo livre realizado há sete anos em Quixadá. O piloto capixaba, Frank Brown, sagrou-se tricampeão do evento no parapente. Em asa delta, Luiz Fernando DF, de Brasília, conquistou o bicampeonato da competição estendida durante toda a semana que passou.

Ainda no parapente, com 26 participantes, houve dobradinha brasileira no pódio: o mineiro Gustavo Spínola, 14º colocado do ano passado, obteve a prata neste ano. Deixou em terceiro o húngaro Szilard Forgo.

No ranking de asa delta, o francês Jacques Bott conquistou o segundo lugar, com um compatriota, Eric Mathurin, em terceiro.

O encerramento do XCeará 2002 foi marcado por um vôo de despedida com goal em Quixeramobim. Na volta a Quixadá, os pilotos participaram da premiação, que reuniu boa parte da população da cidade. O prêmio de R$ 23 mil foi convertido em dólares.

Além da disputa pelos títulos, a quebra de recordes foi destaque. Frank Brown, Gustavo e Zsilard Forgo quebraram na última terça (26/11) o recorde sul-americano da categoria, alcançando 338 km, 331 km e 318 km, respectivamente. O recorde anterior era de 295 km.

Em asa, Fernando DF bateu o recorde brasileiro num vôo de 409 km, no
primeiro dia de cross country (25/11).

Cearenses e até moradores do Piauí foram beneficiados durante o XCeará com doações de alimentos: os pilotos usaram sacos de feijão como lastro ao invés da tradicional areia ou água.

XCeará – classificação final

Asa delta
1) Luiz Fernando DF (Brasília – DF) – 1.063,3 km
2) Jacques Bott (França) – 828,8 km
3) Eric Mathurin (França) – 763,8 km

Parapente
1) Frank Brown (Vitória – ES) – 845 km
2) Gustavo Spínola (Caratinga – MG) – 806 km
3) Szilard Forgo (Hungria) – 737,6 km

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 2, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure