Foto: Pixabay

Dicas para comprar corretamente equipamentos para esportes de aventura

A escolha de um equipamento adequado é uma tarefa básica fundamental na vida daqueles que costumam praticar as chamadas atividades outdoor (ao ar livre) como camping, caminhadas, escalada, montanhismo, canyoning, canoagem, paragliding, etc. E está escolha nem sempre é uma tarefa muito simples.

Em geral uma boa escolha se reflete em uma experiência agradável e de sucesso. Já a má, em um caso extremo, pode levar o praticante de uma dessas atividades a conseqüências mais graves, ou até mesmo a morte. Portanto, equipamento é coisa séria e deve ser encarada desta forma.

A despeito da quantidade de marcas e modelos disponíveis no mercado, cada uma com suas vantagens e qualidades, existem algumas regras simples que ajudam aqueles que estão em dúvida na hora da escolha. Quando se trata de equipamentos para as chamadas atividades outdoor, há basicamente três qualidades que são desejadas, juntas ou separadas, dependendo da necessidade do praticante. São elas: conforto, performance e segurança.

A prática de atividades outdoor coloca o homem em contato direto com um ambiente para o qual ele infelizmente não está biologicamente preparado, graças aos séculos e séculos de vida doméstica.

Em tais situações o frio costuma ser mais frio, a chuva costuma molhar mais e, por mais agradável que possa ser estar em contato direto com a natureza, a melhor coisa que estas atividades proporcionam, a verdade é que nosso corpo acaba pagando um preço relativamente caro por isso quando não estamos preparados , podendo sofrer uma série de desconfortos realmente frustrantes e até mesmo fatais em alguns casos (não é raro acontecerem casos de hipotermia devido a falta de um agasalho ou saco de dormir adequados as condições serranas do Brasil). Em geral, quando não estamos confortáveis, passamos a gastar mais energia que poderia ser melhor aproveitada na atividade em si.

Há uma série de equipamentos que tem como objetivo tornar uma aventura ou atividade a mais confortável o possível, dependendo das condições que a natureza impõe ao praticante. Em geral, quando falamos deste tipo de equipamento, estamos nos referindo a peças de vestuário especialmente desenhadas para serem bem mais do que apenas bonitas e outras coisas que simulam de forma mais ou menos eficiente o conforto que nos é necessário, como calçados especiais, sacos de dormir, barracas, isolantes térmicos,mochilas, dentre vários outros e inumeráveis itens.

A praticidade é uma qualidade que também pode ser traduzida em conforto pois, muitas vezes, pequenos detalhes que facilitam o dia-a-dia do aventureiro, quando somados, resultam em grande economia de tempo e energia. Muitos costumam dizer que o conforto relacionado a praticidade é pura extravagância e que quem gosta de aventura de verdade não precisa de firulas. Ledo engano.

Portanto, sempre que pensar em fazer algo, pense primeiro.

Em geral esta é uma qualidade que se deseja em equipamentos que estejam ligados aos esportes de aventura onde o objetivo é a superação de um limite e, para isso, qualquer detalhe que possa ajudar o praticante a melhorar seu desempenho é bem vindo.

Um exemplo que ilustra bem esta qualidade é o da melhoria dos solados de borracha dos calçados para escalada em rocha, que têm permitido a superação limites tida como impossível até poucos anos atrás.

Um solado melhor garante maior aderência e precisão para que o escalador possa explorar pontos de apoio da rocha que antes teriam pouquíssima utilidade numa progressão.

A lista de tipos de equipamentos é bastante grande e depende diretamente do tipo de atividade praticada e do nível técnico de quem pratica.

Um equipamento de alta performance não funciona por si só. Ele depende da habilidade de quem o utiliza e, portanto, tenha isto em mente antes de adquirir o último lançamento de um determinado produto, que geralmente é bem caro.

Mais que uma simples qualidade, esta é uma função obrigatória para certos tipos de equipamentos utilizados em atividades onde o risco de vida é uma constante, como a escalada e o canyoning, por exemplo. Um equipamento de segurança para atividades outdoor, como o próprio nome diz, tem como objetivo fundamental manter a vida ou a integridade física de seu praticante. Grande parte desses equipamentos estão relacionados a uma aplicação específica e, por isso, possuem uma técnica de utilização própria.

Em português claro, isto significa que para se utilizar este tipo de equipamento é necessário conhecimento e prática, obtidos através de instrução adequada. Utilizar um equipamento desses de forma incorreta pode ser o caminho mais rápido para uma fatalidade. Procure sempre orientação de pessoal mais experiente antes de comprar qualquer equipamento de segurança. As melhores lojas de equipamentos costumam ter pessoal dedicado a dar a melhor orientação para quem compra de acordo com sua necessidade.

Para finalizar – As três qualidades citadas podem ser apresentadas em conjunto ou separadas, dependendo do tipo de equipamento e de sua utilização. Porém elas de nada valem se o praticante não souber identificá-las claramente de acordo com suas necessidades, e isto só é possível através de orientação adequada ou experiência adquirida.

Este texto foi escrito por: Marcelo Sá Monte

Last modified: julho 26, 1999

Redação Webventure
Redação Webventure