Foto: Pixabay

Você conhece a suspensão de uma bicicleta?

Redação Webventure/ Biking

Materiais variam de ligas de aço  alumínio e fibra de carbono (foto: Divulgação/ ProShock)
Materiais variam de ligas de aço alumínio e fibra de carbono (foto: Divulgação/ ProShock)

Principalmente para os praticantes de mountain bike, o sistema de suspensão de uma bicicleta faz a diferença durante uma pedalada. Com a função de amortecer os impactos dos terrenos irregulares e gerar conforto, o equipamento é formado por um sistema de molas e um de amortecimento. Existem no mercado bicicletas apenas com suspensão dianteira ou traseira, além das bikes full suspension (com ambos os sistemas), mais procuradas nos dias de hoje.

Com a função de comprimir a suspensão e retorná-la a sua posição inicial, as molas podem ser simples, composto ou complexo, que possui duas câmaras de ar que substituem as molas. Já o amortecedor funciona com a dissipação da energia, e é composto por um sistema hidráulico ou elastômetro (MCU), que é um material plástico responsável pelo amortecimento.

A suspensão dianteira é formada por quatro componentes: monobloco ou cilindro, que é a peça base que liga a suspensão e a roda; haste ou bengala, que funcionam como êmbolos dentro do cilindro; canote, responsável por unir suspensão e quadro; e a coros ou mesa, na qual são montadas as hastes em cada extremidade lateral e o canote ao centro.

No caso da suspensão traseira, há o cilindro, peça base do sistema que tem um ponto fixo no quadro. Existem bikes que possuem um reservatório acoplado ao cilindro de reserva de óleo. A haste exerce a mesma função que na suspensão dianteira e as molas absorvem os impactos.

As peças, para a bike ser leve com tantos sistemas, são geralmente fabricadas com ligas de aço, fibra de carbono ou liga de alumínio. O que acaba diferenciando a suspensão dianteira da traseira é o modo como são projetadas nas bicicletas. Enquanto a dianteira é em forma de garfos, ligadas à roda, as traseiras são projetadas com articulações e em conjunto com o quadro.

Full Suspension – Muito procurada pelos praticantes de mountain bike por seu desempenho em pedaladas, as bikes full suspension oferecem mais conforto e desempenho para quem realiza mountain bike. Mesmo possuindo os dois sistemas acoplados, a tecnologia das fabricantes permite que elas sejam tão leves quanto as que possuem apenas um tipo de suspensão.

Esta matéria teve a colaboração de Cesar Tonoli, engenheiro responsável pelo desenvolvimento dos produtos ProShock.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: maio 9, 2009

Redação Webventure
Redação Webventure