Foto: Pixabay

Curitibanos querem redescobrir o Brasil

Redação Webventure/ Expedições

Cortar o país de sul a norte, chegando em Porto Seguro, local da Descoberta do Brasil, exatamente no dia dos seus 500 anos. Este é o objetivo da expedição “Coração do Brasil 500 Anos” que parte no próximo dia 21, de Curitiba (PR). No microônibus “Brucutu”, o fotógrafo Orlando Azevedo, o jornalista Fabiano Camargo e o piloto Iguaçu Paranaguá percorrerão 30 mil quilômetros em todo tipo de terreno: ilhas, montanhas, dunas… Dois terços da viagem serão em asfalto. Na estrada, o grupo irá colher imagens e histórias para compor um livro e realizar uma exposição comemorativa dos 500 anos.

Munido de duas máquinas fotográficas e dois mil rolos de filme, Azevedo terá três temas a seguir: o Homem (religião, festas, rituais e trabalho), a Terra (fauna, flora, paisagens, patrimônio histórico e a cidade de Porto Seguro) e o Mito (mistério, sagrado, sonho, profano, desafio, Deus). O fotógrafo, que nasceu em Portugal e veio para o Brasil com 13 anos, idealizou a viagem juntamente com Paranaguá, piloto de rali que foi um dos sócios-fundadores do Jeep Clube do Brasil. Camargo, o mais jovem do trio – com 27 anos – tem a responsabilidade de traduzir a aventura em palavras.

Partindo da Praça Rui Barbosa, às 9h do Dia de Tiradentes, os três viajarão até Vila Velha (a menos de 100km de Curitiba) acompanhados de 40 jipes. Pelos próximos dois meses, o grupo percorrerá os estados do Sul. O roteiro inclui um retorno estratégico a Curitiba e, em seguida, o “Brucutu” segue rumo à Bahia, onde deve chegar no dia 22 de abril de 2000.

Orçado em R$ 1,3 milhão, o projeto foi cadastrado no Ministério da Cultura na Lei Rouanet e aprovado pela Comissão Nacional da Comemoração do 5º Centenário para integrar o calendário oficial de eventos do Descobrimento do Brasil.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 14, 1999

Redação Webventure
Redação Webventure