Foto: Pixabay

Corpos de alpinistas são encontrados depois de avalanche no Canadá

Redação Webventure/ Alpinismo

Jess Roskelley, David Lama e Hansjörg Auer tentavam fazer a rota M16, no Parque Nacional Banff

Foto: Divulgação/Instagram Pete Hoang

Foto: Divulgação/Instagram Pete Hoang

Desde a última terça-feira, 16 de abril, os corpos de três dos maiores alpinistas da atualidade estavam desaparecidos depois de avalanche no Canadá. O norte-americano Jess Roskelley,36; e os austríacos David Lama, 28; e Hansjörg Auer, 35; escalavam o Pico Howse quando foram surpreendidos por uma série de avalanches. Os corpos foram encontrados no dia 22 de abril, sem nenhum sobrevivente.

O Pico Howse fica nas Rocky Mountains e é uma área isolada e difícil de escalar no Parque Nacional Banff. Inclusive, as buscas até foram suspensas por mais riscos de avalanches e condições perigosas. Não se sabe ao certo o horário e data em que a série de avalanches ocorreu, mas  o alerta para as autoridades foi dado por John Roskelley, também renomado alpinista e pai de Jess.

O combinado era que o filho desse notícias para sua família na terça-feira, quando isso não aconteceu, John acionou as autoridades. A rota que estavam traçando é chamada de M16. “A rota que eles estavam tentando fazer foi realizada pela primeira vez em 2000. Essa um dos caminhos que as condições precisam estar perfeitas, senão se torna num pesadelo. A viagem deles foi uma que se transformou nisso”, comenta John Roskelley para o The Spokesman-Review.

jess

Roskelley, Auer e Lama. Foto: Divulgação/Instagram Jess Roskelley

Roskelley, Lama e Auer eram renomados alpinistas e que realizaram diversos feitos. Em 2003, Jess se tornou o alpinista mais jovem, com 20 anos, a chegar ao topo do Everest. Auer e Lama escalaram rotas difíceis em diversos continentes. “Ele sempre seguiu seu próprio caminho e viveu seu sonho. Vamos aceitar que o que aconteceu foi parte disso”, comentam Claudia e Rinzi Lama, pais de David, em declaração no site do alpinista.

 

 

Last modified: abril 23, 2019

Redação Webventure
Redação Webventure