Os favoritos dominaram a segunda etapa do Carioca Open de boulder, disputada no último fim de semana, em Copacabana. Os cariocas Helmut Becker, da seleção brasileira, e Mônica Pranzl, vencedora da primeira etapa, faturaram a prova.
Mônica outra vez mandou todos os boulders e fez 700 pontos. Em segundo ficou a paulista Rosita Belinky, vice-líder do ranking brasileiro no ano passado, com 698 pontos. Ela só não mandou um boulder. Em terceiro, ficou a Camilla Santos( terceira no ranking carioca 99), com 676 ptos. Ela ficou um tempão treinando e foi muito bem mesmo.
Aleta Nunes, de São Paulo, ficou em quarto. Ela estava com trauma da primeira competição, mas encarou. Eu, Ana Makino, fiquei em quinto.
No masculino, a disputa foi muito acirrada, com as estréias do paulista André Belezinha, quinto no ranking brasileiro 98, de Becker e do francês Olivier Trioux. Belezinha, Becker e Alexandre Oliveira passaram à final empatados em primeiro lugar.
No primeiro boulder da final, só o Belezinha encadenou (fazendo cair o queixo do público). Ele passou a liderar, seguido de Becker e Oliveira, que ainda estavam empatados. No segundo boulder, Becker se deu melhor. Quando estava quase encadenando à vista o boulder, pegou na penultima agarra e caiu. O Belezinha, que estava em primeiro,
caiu no meio do boulder, e na segunda tentativa faltaram duas agarras pra ir até onde o Helmut chegou.
A decepção foi Alexandre Aguiar (Xakundum), vencedor da primeira etapa, que nem passou à final em Copacabana.
Veja abaixo os resultados da etapa.
Ana Luísa Makino é alpinista e colaboradora da Webventure.
2 etapa do Carioca de Boulder – resultados
Masculino
1) Helmut Becker (Rio) – 891 pontos
2) André Belezinha (São Paulo) – 857
3) Alexandre Oliveira (Rio) – 829
4) Olivier Trioux (FRA) – 685
5) Alexandre Galvão – 675
Feminino
1) Monica Pranzl (Rio)
2) Rosita Belinky (São Paulo)
3) Camilla Santos (Rio)
4) Aleta Nunes (SP)
5) Ana Luiza Makino (SP)
Este texto foi escrito por: Ana Makino
Last modified: agosto 31, 1999