Foto: Pixabay

Primeira prova do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura acontece no feriado

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Prova irá definir o primeiro Campeão Brasileiro de Corrida de Aventura (foto: Divulgação)
Prova irá definir o primeiro Campeão Brasileiro de Corrida de Aventura (foto: Divulgação)

A recém-criada Confederação Brasileira de Corrida de Aventura (CBCA) já está com sua primeira prova marcada. Será entre os dias 7 e 9 de junho, em Vitória, capital do Espírito Santo.

A prova foi chamada de Copa Brasil de Corrida de Aventura e vale a pontuação de 2011. O campeão de 2012 será definido em outra competição, marcada para novembro em Salvador (BA).

Para definir quais equipes podem disputar o título de campeão brasileiro no esporte, a confederação elaborou uma classificação com três critérios. Em primeiro lugar, foram escolhidos os três primeiros colocados de cada estado.

Depois, cada região do país pode levar um número de equipes correspondente ao dobro de federações de corrida de aventura na própria região.

Por fim, entram os cinco melhores colocados do ano vigente no Ranking Brasileiro de Corrida de Aventura, que não tenham sido classificados pelos critérios anteriores. Cada categoria – quartetos mistos, duplas mistas, duplas masculinas e solo – terão rankings separados.

Para saber quais equipes estão classificadas e confirmar a participação, caso esteja entre os selecionados, é necessário acessar o endereço www.adventuremag.com.br/hotsite/cbca/.

A prova. O percurso total terá 150 quilômetros e deverá ser completado, no máximo, em 32 horas. Serão 35,5 quilômetros de trekking, 33,3 quilômetros de canoagem e 81 quilômetros de mountain bike, além de um rapel com 60 metros em uma cachoeira.

A largada será na praia, em local ainda não divulgado. Os atletas seguirão rumo às montanhas capixabas e terminarão em outro trecho do litoral. Neste percurso não haverá nenhum tipo de laço, ou seja, ninguém deve passar no mesmo local duas vezes.

CBCA. Fundada oficialmente no dia 11 de janeiro de 2012, a Confederação Brasileira de Corrida de Aventura é a consolidação de uma antiga ideia. Fábio Vargas, eleito presidente da nova entidade e também dirigente da confederação capixaba, conta que seu estado foi pioneiro na formalização do esporte.

“O Espírito Santo foi o primeiro estado a ter uma federação da corrida de aventura, criada em 2006”, lembra. Com os contatos em competições pelo Brasil, a ideia se espalhou para a Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e outros estados. Depois, ainda surgiu a Associação Nordestina de Corrida de Aventura (Aneca).

Segundo ele, a ideia de criar uma confederação brasileira “já estava na cabeça de muita gente”. O primeiro passo concreto foi dado em 2010, com o 1º Encontro Nacional de Federações de Corrida de Aventura, realizado por iniciativa de Sérgio Bandeira, da Aneca.

Em 2011, aproveitando o encontro proporcionado pelo Ecomotion/Pro, que aconteceu em Porto Seguro, as federações estaduais fizeram uma segunda reunião para decidir quais seriam os integrantes da diretoria e, em seguida, começaram o processo de formalização da entidade nacional.

Finalmente, em janeiro de 2012, toda a documentação foi reunida e a CBCA foi oficializada em cartório. Depois, no mês de março, entraram as entidades estaduais mais novas, de Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais, além disso, iniciou a organização da Copa Brasil.

“Queremos uma confederação democrática, parceira e amiga das federações estaduais e dos organizadores de eventos”, afirma Vargas. Ainda para este ano a entidade busca o apoio do Ministério do Esporte para financiar provas e eventos de corrida de aventura no país.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: junho 4, 2012

Redação Webventure
Redação Webventure