Modalidade Slalom fará parte do Pan do México (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
A Canoagem Slalom, modalidade olímpica juntamente com a Canoagem Velocidade, está confirmada para integrar o quadro de modalidades dos Jogos Pan-americanos 2011, que será realizado em Guadalajara, no México.
Começamos com a tentativa de aprovação nos Jogos de Santo Domingo mas, por falta de rio natural com água perene, não foi possível. Depois, no Rio de Janeiro, também não conseguimos já que a decisão era que nenhum esporte fosse praticado fora da cidade. Mas, enfim, conseguimos mais essa vitória para o esporte, disse João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), um dos responsáveis pela inclusão da modalidade no Pan.
Entre as pistas que disputarão a sede do evento estão os rios Pescados e Actopan, ambos na cidade de Jalcomulco, em Veracruz. O supervisor do Comitê de Canoagem Slalom da CBCa, Luiz Augusto Merkle, viajará em dezembro para avaliar as condições dos locais.
Iremos ajudar a organização do evento para assessorar a adequação do rio para a montagem da pista. Os rios são bons para a prática da Canoagem Slalom, mas precisam se adequar as regras internacionais, contou Merkle. A escolha final será feita pelo diretor de Canoagem Slalom da FIC (Federação Internacional de Canoagem), Jean Michel Prono.
Classificação – Os eventos classificatórios para o jogos de Guadalajara ocorrerão no México, em outubro de 2010, nos Campeonatos Pan-americanos. Ao todo, serão 45 vagas, divididas em quatro categorias: K1 Masculino, K1 Feminino, C1 Masculino e C2 Masculino.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 6, 2009