Foto: Pixabay

Betinho Schmitz conquista seu sexto Brasileiro

Redação Webventure/ Voo Livre

Brasileiro de asa delta terminou em Andradas (MG). (foto: Divulgação)
Brasileiro de asa delta terminou em Andradas (MG). (foto: Divulgação)

O Campeonato Brasileiro de asa-delta 2002, encerrado no dia 3 de novembro, consagrou o gaúcho Betinho Schmitz. O piloto conquistou o título pela sexta vez vencendo a última etapa, realizada em Andradas, no sul de Minas Gerais.

Ao todo 34 competidores participaram desta final. Das sete provas previstas, seis foram realizadas e a decisão tanto da etapa, quanto do campeonato, só aconteceu no último dia.

Depois de vencer a primeira etapa, em Governador Valadares (MG), e ficar em terceiro na segunda, realizada em Brasília, Schmitz chegou a Andradas já como favorito ao título. No entanto, no início desta última etapa, o gaúcho foi mal em algumas provas e deixou que seus adversários se aproximassem na classificação.

Uma vitória na penúltima prova e outra boa colocação na prova decisiva deixaram título de Schmitz, que já havia sido campeão em 1994, 95, 97, 99 e 2000. Ele também é recordista mundial de vôo com distância declarada.

Como é a prova – As competições de vôo-livre acontecem como corridas no céu. Uma comissão técnica define o trajeto da prova e o piloto que completá-lo primeiro, chegando ao “goal”, é o vencedor. A comprovação de que o piloto realmente fez todo o trajeto é feita por meio do GPS, um aparelho que registra o posicionamento através de satélites. Dependendo da colocação em cada prova, o atleta recebe uma determinada pontuação. A somatória destes pontos, ao final das três etapas, é que define o campeão brasileiro.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: novembro 11, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure