Foto: Pixabay

Annapurna: o 13º ‘oito mil’ de Viesturs

Redação Webventure/ Montanhismo

Ed Viesturs vai partir para o penúltimo desafio de uma grande empreitada: ser o primeiro norte-americano a escalar todas 14 as montanhas com mais de 8 mil metros de altura. O alpinista, um dos mais respeitados no mundo, já venceu o Everest (8.848m), o K2 (8.611m), o Shishapangma (8.046m), o Cho Oyo (8.201m), Lhotse (8.516m), Gasherbrum I (8.068m), Gasherbrum II (8.035m), o Makalu (8.463m), o Broad Peak (8.047m), o Manaslu (8.163m), o Dhaulagiri (8.167m)e o Kangchenjunga (8.586m). Agora parte para o Annapurna, também no Nepal, e não vai usar oxigênio suplementar nem terá ajuda dos sherpas.

“Essa escalada completa um ciclo na minha vida. O ‘Annapurna’ foi o primeiro livro sobre alpinismo que li na vida e me inspirou a querer viver disso”, diz Viesturs. A obra, escrita em 1950 por Maurice Herzog, conta os detalhes de uma expedição francesa, a primeira a fazer o cume do Annapurna.

Além do parceiro de longos anos, Veikka Gustaffson, nesta expedição Viesturs terá a companhia de Neal Beidleman and Michael Kennedy, mas cada dupla irá tentar o cume em separado. O maior perigo, diz o americano, é cruzar a Dutch Rib, pouco acima do acampamento base do Annapurna. “Essa região é bastante complicada, mas não faremos nada de estúpido. Se as condições não forem boa, vamos embora e voltaremos outro dia.” Já a parte superior da montanha é uma subida moderada com áreas de rocha alguns metros antes do cume.

O Annapurna também é famoso pelas avalanches, como a que tirou a vida de outra lenda do alpinismo, Anatoly Burkeev, no Natal de 97. O ponto-chave das quedas de neve é a subida final. Mas, segundo Viesturs, a atuação do fenômeno La Niña está fazendo uma primavera seca no Nepal e isso deve garantir boas condições de escalada.

“Todo o cuidado é pouco”, alerta o americano. “Pra mim, é como se fosse escalar no fim de semana com amigos, acho que todos os alpinistas podem dizer isso. A idéia é escalar, se divertir e retornar com ótimas experiências.”

O primeiro a vencer os 14 picos foi Reinhold Messner.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 21, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure