Foto: Pixabay

Bote salva-vidas de barco norueguês é encontrado vazio na Antártida e tripulantes já são tidos como mortos

Redação Webventure/ Destino Aventura, Vela

Embarcação que segue desaparecida deve ter naufragado (foto: Divulgação/ www.wildvikings.com)
Embarcação que segue desaparecida deve ter naufragado (foto: Divulgação/ www.wildvikings.com)

O fim da história da expedição norueguesa que tentava chegar ao polo sul 100 anos após os primeiros homens conseguirem tal feito parece mesmo ser triste. Nesta sexta-feira (25), foi encontrado na Antártida o bote salva-vidas do veleiro Berserk, que continua desaparecido. Com isso, as chances de sobrevivência dos três tripulantes são remotas.

O Berserk, um veleiro com quase 15 metros, era capitaneado pelo norueguês Jarle Andhoy, um experiente aventureiro, reconhecido em seu país de origem. Andhoy não estava na embarcação na última terça (22), quando a tripulação fez uma chamada de socorro, enquanto era atingida por um furacão. Ele havia deixado o barco junto com Samuel Massie, de apenas 18 anos, para tentar atingir o polo sul com snowmobiles, quadriciclos especialmente preparados para a neve.

No veleiro, ficaram dois noruegueses, Robert Skaanes (34 anos) e Tom Gisle Bellika (36), e o sul-africano Leonard J. Banks (32). Desde terça, as buscas têm sido comandadas pelo Sea Shepherd, instituto de proteção ao mar, com o capitão Paul Watson à frente dos trabalhos. Para ele, o veleiro naufragou rapidamente em meio à tempestade com ondas de até oito metros, e os tripulantes nem tiveram tempo de usar o bote.

“Nós vamos continuar procurando (as buscas devem se encerrar nesta sexta), mas o barco e os seus detritos não teriam se afastado mais ao norte do que este bote, e fizemos uma busca muito meticulosa e extensiva na área entre as posições onde a chamada de socorro partiu e onde o bote foi achado”, explicou Watson.

Para o capitão da Sea Shepherd, será complicado até encontrar os corpos dos três tripulantes desaparecidos, assim como o veleiro que deve ter naufragado. “Considerando as condições extremas do tempo, é improvável, mas não impossível, que qualquer membro da tripulação tenha sido capaz de deixar o veleiro antes que ele afundasse. Infelizmente, não vimos sinais de sobreviventes”, concluiu ele.

Planos frustrados – Depois de estrelar uma série de televisão na qual capitaneou uma expedição ao polo norte e escrever livros sobre suas aventuras, a ideia de Jarle Andhoy, de 33 anos, era chegar ao polo sul no centenário da primeira investida bem sucedida ao ponto mais ao sul do planeta. Há 100 anos, outra expedição comanda por um norueguês, Roald Amundsen, conseguiu vencer a corrida que havia na época pela conquista.

Mas nada saiu como Andhoy planejava nos dias mais importantes de sua expedição. Ele deveria encontrar com os outros três tripulantes na Ilha Ross, também na Antártida. Com os snowmobiles, ele e o garoto de 18 anos chegariam ao polo sul. No entanto, equipados com um telefone via satélite, eles ficaram sabendo do desaparecimento da embarcação e abortaram a jornada, rumando direto para a Estação McMurdo, maior comunidade antártida e que pertence aos Estados Unidos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 25, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure