Foto: Pixabay

Stéphane Peterhansel: 11 títulos em duas categorias do Rally Dakar

Redação Webventure/ Dakar

Peterhansel foi o segundo piloto a vencer tanto nos carros quanto nas motos. (foto: David Santos Jr / Webventure.com.br)
Peterhansel foi o segundo piloto a vencer tanto nos carros quanto nas motos. (foto: David Santos Jr / Webventure.com.br)

Com 47 anos de idade, Stéphane Peterhansel conquista em 2013 sua 11ª vitória no Rally Dakar, a quinta ao lado do navegador Jean-Paul Cottret. O piloto ainda era adolescente quando começou no mundo do esporte como skatista profissional.

Com apenas 26 anos, já vencia pela primeira vez no maior rali off-road do mundo, na categoria Motos. O francês ainda repetiu o feito sobre duas rodas por mais cinco anos, sempre competindo pela Yamaha.

Em 1999, estreou nos carros e no ano seguinte se juntou a Cottret. A primeira vitória sobre quatro rodas, no entanto, só viria em 2004, pela Mitsubishi. Com a marca, ainda conseguiu mais dois títulos.

O francês se tornou o segundo piloto da história do rali a vencer em duas modalidades. A partir de 2009, ele entrou para equipe X-raid, com a qual conquistou seu décimo título a bordo do Mini All4, em 2012.

Neste ano, os buggies pilotados por competidores como Nasser Al-Attiya e Carlos Sainz ofereceram um desafio a mais para Peterhansel, mas os fortes oponentes também acabaram deixando o piloto ainda mais focado.

Assim, ele começou em sexto na primeira etapa, mas no dia seguinte assumiu o primeiro lugar do ranking geral com uma boa vantagem e se manteve até o término da competição. Mesmo com apenas duas vitórias nas especiais, o francês terminou sempre entre os primeiros colocados, dosando a velocidade e o risco que deveria assumir.

Peterhansel afirmou que “este é um momento especial: foram 15 dias cheios de emoções e tensão, e agora, a pressão desapareceu de repente. Uma corrida nunca é vencida no início. A equipe de apoio fez um trabalho incrível, nós nunca paramos, não tivemos nenhum problema mecânico”.

Ele ainda ressaltou, “só tive que pilotar o mais rápido possível. Meu navegador Jean-Paul também fez um trabalho incrível. Nós nunca tivemos que aliviar, mantendo sempre um ritmo alto, exceto pelos últimos dias, quando começamos a dosar nossos esforços”.

O piloto também contou que esteve pensado em Jean-Claude Olivier, ícone do motociclismo mundial que faleceu aos 67 anos em um acidente de trânsito. “Ele me ensinou tudo o que sei, então a segunda semana foi um pouco difícil porque fiquei lembrando dele. Agora dedico essa vitória à Olivier, e tentaremos nos divertir, apesar de tudo”, desabafou.

No mundo. Fora o Dakar, Peterhansel também acumula pela equipe X-Raid dois títulos no Rally do Marrocos, uma vitória no Desert Challenge de Abu Dhabi, vitórias no Baja Aragon e Baja Espanha, entre outros.

O francês também é conhecido por ser amigável e atencioso com fãs e jornalistas que se aproximam de seu trailer durante as competições. Quando esteve no Brasil para o Rally dos Sertões 2012, ele não fez diferente. Aumentou o número de admiradores em terras tupiniquins e ainda venceu a competição.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: janeiro 20, 2013

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure