Foto: Pixabay

Semana Brasileira de Vela define Equipe Olímpica e representantes nacionais no Pan de Guadalajara

Redação Webventure/ Vela

Robert Scheidt e Bruno Prada (Star) são os grandes nomes da Equipe Brasileira de Vela (foto: Divulgação/ Fred Hoffmann)
Robert Scheidt e Bruno Prada (Star) são os grandes nomes da Equipe Brasileira de Vela (foto: Divulgação/ Fred Hoffmann)

Estão definidos os representantes nacionais dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e também a Equipe Brasileira de Vela que competirá nas provas internacionais da temporada 2011. No último domingo (27), terminou a Semana Brasileira de Vela, que aconteceu na praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), e serviu como seletiva para as disputas fora do país.

Nas brigas pelo Pan, que acontece em outubro, as vagas ficaram com Bernardo Arndt/ Bruno Oliveira (Hobie Cat 16), Bruno Fontes (Laser Standard), Adriana Kostiw (Laser Radial), Cláudio Biekarck/ Gunnar Ficker /Marcelo Batista da Silva (Lightning), Ricardo Winicki(RS:X M), Patrícia Freitas (RS:X F), Alexandre Tinoco/Gabriel Borges (Snipe) e Matheus Dellagnelo (Sunfish).

Um dos destaques na Semana de Vela, Adriana Kostiw tentará novamente uma medalha na competição do México. Terceira colocada em 2007 no Pan do Rio de Janeiro, a velejadora espera melhorar na classe Laser Radial. “Esse Pan no México não terá tanta cobrança. No Rio, até o porteiro da Marina da Glória pediu para trazer uma medalha. Estou preparada para fazer bonito nos Jogos”, afirmou a atleta.

Já Bruno Fontes, competidor da Laser Standard, espera seguir os passos de Robert Scheidt, que fez história enquanto disputava a mesma classe de Fontes. “A classe Laser da América é muito forte e não há favoritos. Eu sou top ten e vou confiante para o México. Tenho que representar bem o País, que tem tradição na classe com Robert Scheidt. Além do Pan, uma medalha no Mundial de Perth é meu objetivo para 2011″, disse.

Equipe Brasileira – Além dos atletas que estarão no Pan 2011, a Semana de Vela serviu como seletiva para definir os 16 atletas da Equipe Nacional que terão apoio para disputar as principais competições do ano, como o evento teste na raia olímpica de Weymouth e o Mundial de Perth, na Austrália, que definirá as classes que o Brasil estará classificado para Londres/2012.

Após uma semana com 10 a 16 regatas, dependendo da classe, os representantes nacionais da Equipe Brasileira de Vela Olímpica serão Bruno Fontes (Laser Standard), Adriana Kostiw (Laser Radial), Ricardo Winicki (RS:X M), Patrícia Freitas (RS:X F), Robert Scheidt e Bruno Prada (Star), Jorge Zarif (Finn), Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 F), Fábio Pillar e Gustavo Thiesen (470 M), André Fonseca e Marco Grael (49er) e Juliana Mota, Marina Jardim e Larissa Juk (Match Race).

Grande destaque da Semana de Vela, com nove vitórias em 10 regatas, o bicampeão olímpico Robert Scheidt está confiante com a equipe formada pelo Brasil. “É uma equipe jovem, que tem muito potencial. Eles serão beneficiados pela entrada dos patrocinadores. Vejo um grande potencial no Bruno Fontes, no Bimba e na Fernanda Oliveira. Os outros ainda têm um caminho a percorrer, mas com investimento podem ter grandes chances de chegar bem em 2016”, afirmou.

Uma das apostas de Scheidt, Fernanda Oliveira, medalhista de bronze em Pequim/2008 na 470, acredita que fazer parte da equipe é fundamental para conseguir a vaga para as próximas Olimpíadas. “É fundamental competir lá fora, principalmente com o nível de profissionalização da vela. Quem almeja bons resultados, essa é a coisa básica a se fazer”, explicou Fernanda.

Confira as equipes brasileiras para as competições internacionais de 2011
Pan de Guadalajara
– Bernardo Arndt/ Bruno Oliveira (Hobie Cat 16)
– Bruno Fontes (Laser Standard)
– Adriana Kostiw (Laser Radial)
– Cláudio Biekarck/ Gunnar Ficker /Marcelo Batista da Silva (Lightning)
– Ricardo Winicki(RS:X M)
– Patrícia Freitas (RS:X F)
– Alexandre Tinoco/Gabriel Borges (Snipe)
– Matheus Dellagnelo (Sunfish).

Equipe Brasileira de Vela Olímpica
– Bruno Fontes (Laser Standard)
– Adriana Kostiw (Laser Radial)
– Ricardo Winicki(RS:X M)
– Patrícia Freitas (RS:X F)
– Robert Scheidt e Bruno Prada (Star)
– Jorge Zarif (Finn)
– Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 F)
– Fábio Pillar e Gustavo Thiesen (470 M)
– André Fonseca e Marco Grael (49er)
– Juliana Mota, Marina Jardim e Larissa Juk (Match Race).

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 28, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure