Foto: Pixabay

Segundo maior pico inexplorado é alcançado pela primeira vez

Redação Webventure/ Montanhismo

Montanhistas Freddie Wilkinson  Steve Swenson e Mark Richey (foto: Divulgação / Mountain Hardware)
Montanhistas Freddie Wilkinson Steve Swenson e Mark Richey (foto: Divulgação / Mountain Hardware)

Ao norte da Índia, na região da Caxemira, a montanha Saser Kangri II nunca havia sido escalada. Isto até o dia 24 de agosto, quando um grupo de montanhistas norte-americanos superou pela primeira vez a distância entre o último campo-avançado e o topo, a 7.518 metros de altitude. Como se não bastasse, essa também foi uma das maiores ascensões em estilo alpino já realizadas em um pico “virgem”. O estilo alpino é considerado o mais puro por vários montanhistas, pois cada indivíduo precisa levar todos os seus equipamentos e suprimentos necessários, sem cordas de apoio, cilindro de oxigênio ou campos de abastecimento.

A subida, com 1.700 metros a partir da última base, levou três dias para ser completada, sem grandes dificuldades técnicas. A volta foi feita em apenas um dia, mas com um belo imprevisto. Um dos escaladores, Steve Swenson, que é presidente do American Alpine Club, teve complicações respiratórias decorrentes de uma infecção no seio nasal e precisou ser retirado de helicóptero, mas passa bem.

O time, que também foi composto por Mark Richey, Freddie Wilkinson, Emilie Drinkwater, Kirstin Kramer e Janet Bergman, ainda completou a subida de outros quatro picos inexplorados, todos com cerca de 6.000 metros de altitude.

Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi

Last modified: setembro 2, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure