Foto: Pixabay

Represa de Guarapiranga

Redação Webventure/ Vela

Guarapiranga (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Guarapiranga (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

A Represa de Guarapiranga está situada na região sul da cidade de São Paulo, próxima à Baixada Santista, e é o reduto de velejadores no fim de semana. Ela é o maior reservatório de água de São Paulo, com 637 km².

Velejar em uma represa é muito diferente do que velejar no mar. “O mar apresenta dificuldades especificas como ondulações e corrente e, em contrapartida, pelo fato da represa estar situada em uma área protegida, os ventos são irregulares”, explicou Hamilton Haidar, diretor de vela do Yacht Clube Paulista.

A represa exige do velejador maior leitura e adaptação ao vento, e por isso forma muitas estrelas do esporte. Na Represa de Guarapiranga há uma mistura de vento local com marítimo, pelo fato dela estar situada no caminho da Baixada Santista.

Tanto a freqüência quanto a variação dos ventos são constantes. “O vento predominante na represa é chamado de Sul, mas na verdade ele é Sudeste. Também dá Nordeste, e raramente de Oeste”, contou Haidar. A força do vento é média, prevalecendo entre oito e onze nós.

A Represa de Guarapiranga é dividida em três raias, onde são realizadas as competições nos finais de semana. A Raia 1 está localizada próxima a barragem da represa, a Raia 2 fica a direita da Ilha dos Amores, e a Raia 3 fica próxima a Ilha dos Eucaliptos. Existem também raias menores, que são usadas para prancha a vela e treinos para as crianças. A Guarapiranga abriga vários clubes náuticos como Yacht Clube Paulista, Yacht Clube Santo Amaro, São Paulo Yacht Clube, entre outros.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 24, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure