Foto: Pixabay

Mochilas de hidratação

Modelo Classic leva até dois litros de água (foto: Divulgação)
Modelo Classic leva até dois litros de água (foto: Divulgação)

Feitas inicialmente para ajudar na hidratação dos bikers, as mochilas de hidratação estão presentes hoje em diversas atividades ao ar livre. Saiba, com dicas do principal fabricante deste tipo de mochila, como elas surgiram, quais suas características e como escolher a mais adequada para você. Hidratar-se ficará mais fácil!

A primeira mochila de hidratação foi criada no final da década de 80 por Roger Fawcett. Ele teve esta idéia quando, ainda criança, morava em uma região semi-árida no Oeste do Texas e costumava andar de bicicleta sob um sol muito forte. Como levava consigo somente um cantil que comportava pouca água, muitas vezes esta ficava quente.

Essas mochilas são feitas de tecido especial (impermeável e térmico – conserva a temperatura dos líquidos quentes ou frios) e seu reservatório é feito em polyurethano (plástico ultra resistente).

Existem alguns modelos da Camelbak, maior fabricante deste tipo de equipamento e, cada um, atende à uma necessidade e é mais adequado para uma prática esportiva. Os mais importantes são:

  • Hydrobak: pode levar de 1,5 a 2 litros e é indicada para mountain bike, ciclismo em geral, enduro (moto ou eqüestre), corrida de aventura patins in line, asa-delta, pescaria, windsurf , entre outros.

  • Classic: leva 2 litros de líquido e é indicada para mountain bike, ciclismo em geral, enduro (moto), patins in line, asa-delta, pescaria e windsurf.

  • Mule: leva até 3 litros e é indicada para mountain bike, ciclismo, em geral, enduro (moto), corrida de aventura, patins in line e pescaria.

  • Flash-Flo: comporta 1,4 litros e é indicada para ciclismo em geral, enduro (moto e eqüestre), corrida de aventura, patins in line, corrida (running) e skate.

  • TransAlp e Sherpa: levam 3 litros e são indicadas principalmente para escalada.

    Para comprar – Na hora de comprar a sua mochila de hidratação, você deve levar em conta os seguintes fatores: tipo de esporte a ser praticado, quantidade de carga necessária na mochila e tamanho do reservatório de água que acha necessário.

    Foram desenvolvidos acessórios para a manutenção dessas mochilas (kits de limpeza, escovinhas próprias para a limpar o reservatório e o tubo por onde a água é sugada e secador do reservatório próprio para escorrer a água do reservatório após o uso).

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: outubro 5, 2001

  • Redação Webventure
    Redação Webventure