Foto: Pixabay

Saiba como usar de modo correto um capacete

Redação Webventure/ Biking

O modo correto de usar o capacete (foto: Arte Webventure)
O modo correto de usar o capacete (foto: Arte Webventure)

Sou meio purista com relação a equipamentos de segurança. Defendo-os e acho besteira quem não os usa, pois está brincando com a própria vida. Além disso, quem se quebra em uma atividade outdoor, pode estragar o final de semana de todas as pessoas que estão junto com ele.

No voo livre aprendi um preceito simples, mas muito eficiente: se você tem um equipamento, use-o! Era normal alguém não conectar o acelerador do parapente quando iria fazer um voo de fim de tarde. Mas já vi pessoas em apuros por não fazer algo tão simples quanto isso.

Mas do que adianta usar os equipamentos de forma incorreta? Ter uma falsa impressão de segurança, muitas vezes, é pior do que não usar coisa nenhuma. Pelo menos, quando você não os usa, toma mais cautela em suas atividades.

O que você prefere quebrar, o seu capacete ou a sua cabeça?

Pensando nisso resolvi escrever um pouco sobre o uso correto do capacete. O que falarei aqui está voltado para capacetes de mountain bike, mas as regras gerais valem para quase qualquer tipo. Quero mostrar, na prática, o porquê dos erros ou acertos na maneira de “vestir” o capacete.

Um Exemplo do Uso Correto do Capacete – A foto mostra o meu ideal (ou quase) do uso correto do capacete. Veja que ele está bem posicionado na cabeça, paralelo com o chão. Não está apontando para baixo nem para cima. Veja também que as tiras de fixação estão sem folgas, mas não apertadas demais que eu não consiga abrir a boca ou engolir algo.

Veja também que o ponto onde as tiras se dividem está localizado logo abaixo das minhas orelhas. Este é um ajuste em que muitas pessoas erram. Aqueles pedaços de plástico que separam as tiras em duas partes são para serem regulados como na foto acima. Se fosse para eles ficarem junto com a presilha, que se prende ao pescoço, não teriam razão de existir.

Eles estão lá exatamente para isso: ao se posicionarem mais perto do capacete, este fica estável e com baixa tendência de se mover na cabeça. Caso estivessem colados junto com a presilha, mesmo que as tiras fossem bem apertadas, facilitariam a movimentação do capacete na cabeça. E isso é a última coisa que queremos. Um bom capacete é aquele que fica firme em nossas cabeças!

Uso Incorreto do Capacete: Primeiro Exemplo
Na Imagem 1, do que adianta colocar um capacete na cabeça e não fechá-lo? Pode parecer besteira, mas já vi muita gente praticando atividades de aventura com o capacete aberto, sem prender a presilha. A melhor regra para isso é a seguinte: colocou o capacete na cabeça? Então feche a presilha! Assim você nunca errará. Quer soltar a presilha? Tudo bem, mas então tire o capacete da cabeça! Use esta simples regra e você nunca mais irá esquecer de fechar a presilha.

Se o capacete está fechado, ponto positivo. Mas de que adianta ter o capacete fechado se as tiras não estão firmes e justas (Imagem 2)? Na primeira batida, seja frontal ou lateral, ele sairá da cabeça, ou no mínimo não irá proteger a pobre menina do impacto. Lembre-se: tiras sempre justas!

Uso Incorreto do Capacete: Segundo Exemplo
Imagem 3: este aqui está com dois erros. as tiras não estão justas, podendo fazer o capacete se movimentar caso tenha algum impacto. Além disso as peças plásticas que controlam a separação das tiras estão muito baixas, quase junto à presilha do pescoço, causando mais instabilidade ainda ao conjunto todo.

Uso Incorreto do Capacete: Terceiro Exemplo
Vamos lá, este é o último exemplo do uso incorreto do capacete. Se não acertou nos exemplos acima, se dedique um pouco mais nestes abaixo:

A imagem 4 é a própria ilustração que mostra o que está errado: capacete apontado para o céu. Mas apontado para baixo também (imagem 5) é outro erro grave.

Agora vamos ao uso correto. Mesmo assim você pode tentar analisar a imagen:

O bom posicionamento, tiras justas. Perfeito! Algo que considero como gosto, cada um utiliza da forma que acha melhor, é a posição do óculos. Usar a haste por baixo da tira é melhor. Assim ele fica um pouco mais protegido e não vai voar caso o capacete leve alguma batida.

Dicas:
– Para uma melhora, usar as peças plásticas de divisão das tiras um pouco mais para cima, próximas ao queixo.
– Não devemos prejudicar a recepção de sons pelos nossos ouvidos, mas isso não faz parte desta análise. Prefira não utilizar fones, tapa-ouvidos, etc.

Pronto, agora você tem uma boa ideia de como usar o capacete corretamente. Note que aqui não falei nada de escolha de tipos de capacetes, foi só como usar! Espero ter ajudado! Boas trips, mas com segurança.

Este texto foi escrito por: Rodrigo Stulzer

Last modified: outubro 25, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure