Foto: Pixabay

Força e vias difíceis surpreendiam em Lowe

Redação Webventure/ Montanhismo

Aos 40 anos, Alex Lowe era tido como um dos alpinistas mais importantes do mundo, tendo colecionado difíceis escaladas alpinas em diversos países, incluindo novas rotas no Nepal e o cume do Everest, por duas vezes.

As primeiras escaladas foram em vias mistas, como o Troubled Dreams, no Canadá, e o Bloody Mary, Adirondacks. Cada via que ele inaugurava se caracterizava pela dificuldade extrema. Lowe impressionava pela força na rocha e o domímio no gelo, além do excelente desempenho em big wall e freeclimbing. No Yosemite, ele escalou diversar vias A5 routes, no El Captain. Recentemente ele conquistou um pilar em rocha de mil metros Rakekniven, na remota Queen Maud Land, na Antártica.

Quando escalava o Denali em 1995, Lowe ajudou o serviço de resgate do parque em diversos salvamentos de risco, chegando a carregar nas costas um alpinista espanhol seriamente machucado por morros inclinados de neve, à espera de um helicóptero.

Se não estava nas motanhas, Lowe podia ser visto em casa, na cidade norte-americana de Bozeman, em Montana, com a esposa e três filhos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 5, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure