Foto: Pixabay

Fogo destrói mata nativa da Serra dos Órgãos

Redação Webventure/ Montanhismo, Trekking

Um incêndio que começou no sábado passado está destruindo uma grande área de mata nativa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, entre os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Magé. Segundo os bombeiros, o fogo começou em Correias, distrito de Petrópolis, e seis pessoas, uma delas deficiente visual, estão desaparecidas.

Desde que o fogo começou, 30 homens dos quartéis de Petrópolis, Teresópolis e Magé estão combatendo as chamas. Hoje, mais 50 homens do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Rio partem às 5h para Petrópolis para tentar conter o incêndio. A operação contará com o apoio de dois helicópteros, um Super Puma, cedido pelo Terceiro Comar, do Ministério da Aeronáutica, e outro, da Coordenadoria Geral de Operações Aéreas (CGOA).

Atualmente as chamas estão afetando à área mais alta do parque. O temor dos bombeiros é de que a falta de chuva prejudique ainda mais os trabalhos. O medo é justificado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a estiagem e a baixa umidade, que já duram duas semanas, vão se prolongar por, pelo menos, mais quatro dias, aumentando ainda mais o risco de novos incêndios, não só na Serra dos Órgãos, como também nas demais florestas do estado do Rio.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 31, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure