Foto: Pixabay

Eu Fui: confira dicas para trekking em Ilha Grande

Redação Webventure/ Trekking

Ilha Grande: beleza e desafio (foto: Lelo Jachimowicz)
Ilha Grande: beleza e desafio (foto: Lelo Jachimowicz)

Uma ilha paradisíaca, cheia trilhas e de pessoas dos mais diversos lugares. Assim é Ilha Grande (RJ), ilha próxima de Angra dos Reis. O local exige fôlego de quem deseja conhecer suas diversas praias. Há, porém, caminhadas de todos os tipos e todas elas garantem um mergulho refrescante no mar ou uma bela cachoeira.

Neste primeiro Eu Fui confira as melhores dicas de internautas como você, com espírito de aventura. Eles já conhecem Ilha Grande e enviaram para o Webventure toques para quem está pensando em curtir este destino.

Para todos “As trilhas podem ser feitas perfeitamente por qualquer um, desde que disposto a andar e a dispensar certo conforto. Apesar de pesadas nas subidas, têm como recompensa a visão na hora de descer os morros, principalmente quando se vai para a praia de Lopes Mendes.

Se você quiser desistir no meio do caminho, não há problemas pois em todas as praias chegam barcos fazendo a “coleta” de gente para as vilas principais.

Você nunca se perde. Tudo é bem sinalizado e, mesmo em trechos que pareçam mais confusos, é possível pedir informações aos moradores locais, que são sempre prestativos e simpáticos!”
Dica enviada por Jorge Sepúlveda

Praias e gruta – “A Ilha é ideal pra quem gosta de curtir praias, natureza, comer bem e explorar novos caminhos. Isso porque ela tem 106 praias, uma mais bonita do que a outra.

Para quem vai fazer trekking, uma dica que dou é fazer a travessia Praia de Araçatiba – Gruta do Acaiá. A Praia de Araçatiba é uma vila de pescadores e pousadas que conta com barzinhos que servem um mexilhão digno de restaurante 5 estrelas. É nessa região que se encontra uma das maiores produções de mexilhão da Baía da Ilha Grande.

Seguindo mais um pouco pela Mata Atlântica praticamente intocada, você passa pela Praia do Alemão (ainda desconhecida), que tem pedras enormes e uma água limpa e transparente. O barato dessa trilha é que mesmo que você canse, você sempre vai encontrar praias para se refrescar no meio do caminho. Isso sem contar a vista do Mar de Angra que é maravilhosa !

Ao final da trilha você encontra a Gruta do Acaiá que tem água azul – turquesa por causa dos feixes de luz do sol que entram por ela. Enfim, vale a pena. A trilha tem de ser feita pela manhã, pois ao entardecer, como não há iluminação há risco de você se perder.”Dica enviada por Leandro Bernal Macedo

Vá cedo para Dois Rios – “Quando for fazer as trilhas, aproveite para conhecer pessoas. Como em poucos lugares no mundo, na Ilha você encontra pessoas do mundo todo. Esta possibilidade de comunicação é algo realmente fantástico.

Um trilha muito legal é a que leva até a praia de Dois Rios, saindo da Vila do Abrão. O caminho é feito por uma estrada de terra e pedras que era utilizada para transportar os presos que antigamente viviam na Ilha. Como não há muitos trechos de mata fechada, é recomendável sair bem cedo para esta trilha, já que o sol forte pode ser bastante desgastante.

Outra dica importante: no meio do caminho, pegue um atalho que é uma pequena entrada na mata à direita, geralmente indicada com pedras empilhadas. Este atalho, além de diminuir o tempo gasto para completar a trilha, ainda reserva uma surpresa: o Poço do Soldado, uma pequena piscina natural com água gelada e refrescante.”Dica enviada por Elizabeth Signori

Se, depois dessas dicas, você decidiu ir para Ilha Grande e precisa de mais informações, clique aqui e saiba mais sobre o local no Destino Aventura.

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: julho 27, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure