Foto: Pixabay

Escaladores fazem investida no Everest em más condições; Sherpa morre em avalanche

Redação Webventure/ Montanhismo

Confirmadda a 1ª morte no Everest em 2009 (foto: Arquivo Pessoal/ Carlos Morey)
Confirmadda a 1ª morte no Everest em 2009 (foto: Arquivo Pessoal/ Carlos Morey)

Algumas equipes planejam a sua investida ao cume do Everest, a montanha mais alta do mundo, nos próximos dias, mesmo o monte tendo condições ruins para o ataque. Dave Hanh, da equipe First Ascent Team, relatou ao site MountEverest.net que nevava no Acampamento Base na manhã desta segunda-feira (11).

“Não é difícil pensar que as condições estão horríveis a 8 mil metros de altitude, mas há rumores de escaladores acampados no Colo Sul que planejam o ataque ainda nesta noite”, contou ele ao portal.

Eric Simonson, da IMG, confirmou ao MountEverest.net que Shea, Golden, Merle, Phinjo e Minga Tenzing iriam à investida mesmo sabendo que as condições não seriam as ideais para isso. “Eles deixaram o Acampamento 2 às 1h30 da manhã deste domingo (10) e às 8h30 já estavam a caminho do Acampamento 4. Eles planejavam descansar no fim da tarde e iniciar a investida pelo cume a noite”, relatou Eric.

Avalanche deixa vítima – O desmoronamento na cascata de gelo em Khumbu, há dez dias, deixou um Sherpa como vítima fatal. Até então, nenhum relato sobre mortes havia sido feito na temporada do Everest, porém a baixa foi confirmada.

No Dhaulagiri, o iraniano Mehdi Etemadfar desapareceu na investida ao cume. Escaladores relataram que o viram nas proximidades do topo da montanha muito exausto, porém ele continuava o ataque.

As informações são de que mesmo sem condições de continuar, ele seguia sua escalada com muito mau humor e de repente caiu em uma encosta de gelo e desapareceu.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 11, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure