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Equipamentos básicos de segurança para o seu off-road

Redação Webventure/ Offroad

Santo-Antônio: fundamental para proteção dos ocupantes em caso de capotamento. (foto: 4wd Hardware Inc. USA)
Santo-Antônio: fundamental para proteção dos ocupantes em caso de capotamento. (foto: 4wd Hardware Inc. USA)

Equipamentos de segurança são fundamentais em uma incursão off-road. Veja alguns deles:

Quebra-mato – Feito originalmente para proteger a dianteiro do jipe, em incursões por regiões de mata fechada, o quebra-mato hoje é usado como acessório decorativo em muitos 4×4. Mas, em trilhas ainda é útil, quando em um choque com algum obstáculo natural, pode absorver parte do impacto, minimizando os danos nas partes dianteiras do veículo, como o faróis, lanternas, radiador e carroceria.

Alguns modelos já vem equipados com o berço para instalação do guincho, neste caso, é bom se informar sobre como o acessório será instalado no seu veículo, pois o guincho é pesado e em serviço pode danificar os pontos de fixação, se forem mal dimensionados.

Santo-Antônio – Fundamental para proteção dos ocupantes em caso de capotamento, o “santo-antônio” deve ser instalado por pessoal especializado, que fixe corretamente o equipamento na carroceria do veículo. Procure por modelos de marcas reconhecidas, que tenham certificado de garantia e protejam de fato os ocupantes em uma situação de risco.

Gaiola – É um acessório para quem pratica off road em competições como rally, raid e indoors (ler texto sobre modalidades do off-road). O equipamento protege todo o habitáculo contra capotamentos radicais, e pode-se ver sua eficiência nos acidentes que acontecem em provas off-road, quando o carro praticamente desintegra e o piloto sai andando sem maiores conseqüências.

Este equipamento, que deve atender a normas internacionais de segurança, também deve ser instalado por pessoal qualificado.

Capacete – Item de segurança obrigatório entre pilotos e navegadores em praticamente todas as provas off-road. São construídos em material super resistente como o Kevlar, e alguns modelos são equipados com interfone, que permite o contato entre o piloto o navegador.

Banco concha – Projetado para acomodar o piloto/navegador, tem como função também, manter o corpo preso ao banco em curvas de alta velocidade, quando os encostos laterais o mantém seguro na melhor posição para manobrar o veículo.

Cinto de segurança – Existem modelos especiais para competição, que em conjunto como banco concha prendem o piloto com a máxima segurança, evitando que o corpo balance muito durante a prova, e ainda mantendo-o preso em caso de acidentes mais sérios.

Freio a disco – Este é para quem tem um 4×4 mais antigo, equipado com freios de lona e tambor nas quatro rodas. Fácil de adaptar, o kit de freio a disco garante frenagem mais eficiente mesmo quando molhado após a travessia de um rio, coisa que o sistema de lonas não garante.

Normalmente vendido para instalação nas rodas dianteiras, pode também ser montado nas quatro rodas. Quando decidir instalar um kit de freio a disco, informe-se com a loja ou oficina sobre o modelo dimensionado corretamente para seu 4×4, pois o uso de um kit mais barato nem sempre é sinônimo de qualidade, tome cuidado.

Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure

Last modified: setembro 20, 2000

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