Conheça dez doces típicos de países ao redor do mundo

Carolina Abrantes/ Expedições

O Webventure selecionou dez opções para você conhecer. Dá uma olhada!

Fazer uma viagem, conhecer outro país, outra cultura, inclui também provar a culinária local. Muita gente já viaja pensando nos diferentes pratos que pode experimentar e na sobremesa, é claro. Em cada canto do mundo há uma tradição de um docinho diferente e mais saboroso do que o outro. O Webventure selecionou dez opções para você conhecer. Dá uma olhada:

1. Japão Mochi

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

O mochi é um dos docinhos mais consumidos no Japão, principalmente em festas. Ele pode ser de vários sabores, recheado com morangos, cremes e essências. O ingrediente fundamental desse bolinho não podia ser outro se não o arroz ingrediente principal das maiorias dos pratos do país, ele é moído em pasta e misturado à água, corante comestível e amido.

2. Itália Tiramisu

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

O tiramisu é uma sobremesa conhecida mundialmente, mas é na Itália onde ele é de fato uma tradição. O doce é feito com ovos, queijo mascarpone, conhaque, açúcar, rum, biscoitos e chocolate ou cacau. Ele fica parecendo uma espécie de pavê, o nome significa ‘me pegar’ ou ‘me levantar’.

3. Argentina/Uruguai – Alfajor

alfajor-argentino_alta

Apesar de ser originalmente árabe e ter sido trazido com a colonização espanhola, o alfajor tornou-se tradicional mesmo no Uruguai e na Argentina, onde uniu-se ao irresistível doce de leite. Em ambos países é geralmente feito com dois discos de massa de amido de milho, recheados com chocolate ou doce de leite. Um passeio pela terra dos hermanos não é mesmo se não provar um alfajor, o consumo na Argentina chega a mais de cinco milhões por dia.

4. Portugal – Pastel de Belém

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Conta-se que no início do século 19, o Mosteiro dos Jerônimos, em Belém começou a vender alguns pasteizinhos para arrecadar dinheiro a fim de manter o local funcionando, após a Revolução Liberal que causou uma crise na Igreja Católica em Portugal. Rapidamente, os pasteizinhos de nata com massa crocante começaram a fazer sucesso e atrair turistas de vários locais do mundo.

5. França Crème Brûlée

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Famosa mundialmente pela sua gastronomia, a França possui diversos doces muito consumidos, mas o mais tradicional deles é o crème brûlée, uma sobremesa feita de creme de leite, ovos e baunilha, coberto com uma camada de caramelo crocante por cima, dourado por um maçarico. A origem do doce é disputada por franceses, espanhóis e ingleses, entretanto a receita já aparece em livros da França desde o início do século 19.

6. Nova Zelândia/Austrália Pavlova

Pavlova-e1422876799254

A pavlova é igualmente típica tanto na culinária neozelandesa, quanto na australiana. Ela é feita com uma crosta de merengue com creme batido e coberto com frutas frescas e frutos secos. A sobremesa foi criada em 1926 em homenagem à balarina Anna Pavlova, que chegou ao ápice de sua carreira ao interpretar ‘A morte do Cisne’. A criação do doce é disputada por ambos países.

7. Estados Unidos Cheesecake

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Cheesecake é uma sobremesa feita de queijo, geralmente ricota ou mascarpone, biscoitos e frutas. Há inúmeras variações da receita, a mais conhecida é com o creme de framboesa. Acredita-se que sua origem é grega, mas foi por volta de 1970 que se tornou famoso e uma espécie de ‘bolo nacional’ nos Estados Unidos, principalmente na cidade de Nova York.

8. Síria – Burma

burma-doce-de-macarraozinho

A aparência é de um ninho, o doce tradicionalmente sírio é feito com macarrão cabelo de anjo e recheado de pistaches, castanhas com calda de açúcar ou mel. A iguaria é bastante consumida em todo o Oriente Médio.

9. Chile – Torta Tres Leches

SONY DSC

SONY DSC

Como nome já diz é uma sobremesa feita com três tipos de leite: leche evaporada, doce de leite e leite condensando, com cobertura de merengue. É um dos doces mais consumidos e fáceis de encontrar no Chile. Vários países latino-americanos disputam sua origem e em cada um deles a decoração da torta é feita de uma forma.

10. Brasil – Brigadeiro

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

O docinho de origem brasileira é feito com chocolate, manteiga e leite condensado. Ele foi criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, durante a campanha para eleição de um novo presidente do Brasil. O candidato Eduardo Gomes patente militar de ‘Brigadeiro’ tinha grande apoio entre as mulheres, até que um dia algumas delas decidiram criar doces em sua homenagem para promover a campanha, e claro que o brigadeiro fez um imenso sucesso e tornou-se tradição nacional.

Last modified: outubro 5, 2018

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.