Foto: Pixabay

Companheiros de Lowe relatam a tragédia no Shishapangma

Redação Webventure/ Montanhismo

“Depois de 20 horas de busca pelos destroços, demos Alex e Dave como mortos. Nossos amigos…”, assim o alpinista/esquiador Andrew McLean, líder da expedição American Shishapangma 99, anunciou a morte do companheiros Alex Lowe e David Bridges, ontem, durante avalanche na 14ª maior montanha do mundo, localizada na China. Hoje, McLean e os demais sobreviventes relataram os momentos de terror ao site MountainZone (www.mountainzone.com), fonte oficial de notícias da expedição.

“Tudo começou quando resolvemos dar uma conferida na base da rota que iríamos escalar e esquiar. Havia três grupos: Alex, Conrad e David fizeram um caminho longo e circular. Logo na base da rota, estávamos separados alguns metros, por uma geleira. Podíamos nos ver, acenávamos uns pros outros quando começou o deslizamento.

Quando a neve atingiu os três alpinistas tinha uns 200m de largura e vinha a uns 160km por hora. Quando olhei pelo vale, vi Conrad, Alex e David correndo e imaginei que seríamos atingidos. Então corri para baixo e pulei num buraco dentro de uma rocha. Fui ‘esmurrado’ quando a neve passou. Conrad, que estava bem perto de mim, levou um tranco ainda maior”, narra McLean.


“Quando vi Conrad, Alex e David correndo imaginei que seríamos atingidos”

Andrew McLean


Conrad Anker, que no começo do ano integrou a expedição Mallory & Irvine e encontrou o corpo do lengendário alpinista George Mallory, conta que Alex Lowe foi o primeiro a perceber a avalanche. “Cada um correu para uma direção. Olhei pra trás três vezes. Na terceira, vi David e Alex próximos. Foi então que caí de bruços e me segurei com a piqueta, protegendo a cabeça com os braços. Fui atingido imediatamente por uma massa de gelo e neve, de um jeito que nunca tinha visto.

Isso levou 30 segundos em que achei que tinha chegado a minha hora. Consegui sair de uns 30 centímetros de neve e percebi que estava bem. Comecei a procurar pelo Dave e o Alex. A melhor chance de encontrá-los seria logo depois da avalanche, buscando uma pista deles, um luva, um bastão de esqui… Mas a avalanche engoliu tudo.


“Procurei por uma pista de Dave e Alex. Mas a avalanche engoliu tudo”

Conrad Anker


Durante a meia hora em que fiquei procurando por ele percebi a enormidade do acontecimento. Andrew me consolou e desci para o acampamento avançado com uma costela quebrada, uma torção no ombro e vários cortes na cabeça. Andrew voltou com o resgate e procurou a noite inteira. O pessoal da busca voltou uma hora e meia depois, já noite, encerrando a procura naquele dia. Hoje também não havia condições por causa da nevasca e da má visibilidade”, lamentou.

O clima de choque domina os sete sobreviventes. “Nós, da Expedição Shishapangma, tivemos uma perda tremenda. Dois grandes caras, pessoas das quais éramos amigos, velhos conhecidos com quem dividimos aventuras… se foram. Mais importante é pensar nas famílias de David a Alex, meu melhor amigo. A mesma simpatia temos por Jennifer, sua esposa, e os três filhos, Max, Sam e Isaac. Nào gostaria de estar contando tudo isso.. o alpinismo não é só isso, mas os acidentes acontecem e temos de aceitar.”

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 6, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure