Foto: Pixabay

Comissão de Montanhismo da UIAA discute programa para ajudar países menos desenvolvidos

Redação Webventure/ Montanhismo

Membros da Comissão de Montanhismo da UIAA em reunião na Turquia (foto: )
Membros da Comissão de Montanhismo da UIAA em reunião na Turquia (foto: )

Por: Phil Wickens, Secretário da Comissão de Montanhismo da UIAA
Tradução e Adaptação: Janine Cardoso

Visando levar conhecimento e tecnologia a países menos favorecidos, a Comissão de Montanhismo da UIAA tem analisado com atenção programas de treinamento de diversos países, incluindo estatísticas sobre lesões e graus escalados.

O projeto foi discutido em uma reunião realizada na Turquia, levantando pontos internacionais de muita importância para o crescimento da escalada.

A idéia é que países que possuam seus próprios programas de treinamento e formação de instrutores transmitam conhecimento a países com menos condições de pesquisa, como a própria Turquia e o Nepal.

Este último encontro teve a colaboração da Fundação Petzl interessada em estabelecer um programa aprovado pela UIAA para atuar nos países sul-asiáticos. Segundo informações da UIAA, o projeto já está sendo realizado com a Associação Nepalesa de Montanhismo. Um projeto semelhante deve começar na Índia.

Embora muitos países produzam estatísticas de escalada e de lesões no montanhismo, não existem registros internacionais. A Comissão da UIAA irá investigar como fazer o registro desses dados, e já começou a compilar uma lista internacional. Isto será de grande importância para ajudar a identificar os aspectos mais perigosos da escalada e como eles podem ser minimizados no futuro.

Outro ponto discutido na reunião foi sobre os graus de escalada. Apesar da maioria dos alpinistas ter consciência sobre os graus de escalada da UIAA, especialmente para rotas de montanha, (já que estes graus são muitas vezes utilizados como referência para comparação com outros sistemas de classificação), nem sempre esse sistema é preciso.

Quanto a isso, foram aprovadas várias alterações que devem permitir uma comparação mais exata em graus mais baixos, e a expansão para acomodar graus mais elevados, sem alterar os atuais níveis da escala.

A reunião lembrou ainda da importância primordial da comunicação e partilha de conhecimento entre os membros de diferentes comissões e nações. Uma série de ações podem ser desenvolvidas a fim aprovar novas tecnologias que possibilitem a evolução do montanhismo em todas as esferas.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: novembro 7, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure