Foto: Pixabay

Carnaval: programe-se para uma aventura

Redação Webventure/ Destino Aventura

Pouso da Cajaíba - Ponta da Joatinga - Paraty (foto: Divulgação)
Pouso da Cajaíba – Ponta da Joatinga – Paraty (foto: Divulgação)

Com o feriado prolongado, o Carnaval sempre é programado por muitos com bastante antecedência. E as cidades como Salvador, Rio de Janeiro, do interior de São Paulo e Minas Gerais; praias do Nordeste e Sul são os locais mais procurados para quem gosta de curtir a folia. Por outro lado, há aqueles que não são muito fãs de ver escolas de samba, blocos e multidões festejando e preferem se aventurar em lugares mais calmos ou nem tanto durante o tempo de folga. E o Webventure dá dicas aventureiras para o Carnaval. Confira!

Região Norte

Amazonia/ Manaus (AM) – Em quatro dias de feriado, é possível conhecer as belezas da Amazônia num período de maior incidência de chuvas, com as cheias dos rios, formação dos igapós. No passeio, é possível passar pela Casa de Caboclos e conhecer sua cultura, tour pelo “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões e pela Floresta dos Macacos um centro de reabilitação dos animais trazidos pelo IBAMA.

Pela capital Manaus, será possível fazer visitas no Centro de Estudos da Biologia Amazônica, no Centro Histórico, Museus do Seringal Vila Paraíso e para os aventureiros, canoagem pelo Rio Negro nas mediações de Manaus. O local é operado pela agência Venturas & Aventuras. Conheça mais sobre a Amazônia.

Monte Roraima (RR) – Para os amantes de trekking e escalada, o Monte Roraima é uma ótima opção de viagem no Carnaval. Com saída no dia 11 de fevereiro, a chegada em Boa Vista permite que os interessados façam um city-tour pela capital de Roraima antes de iniciar o trekking, pelo lado brasileiro do monte. O início da caminhada acontece em Paraitepuy, com destino à base do Monte Roraima, são 8 quilômetros, sendo que 70% do percurso é uma subida. Durante a subida ao topo, paradas para fotos, passagem por igarapés e cachoeira.

Os aventureiros ficam acampados e iniciam as visitas pelo Vale dos Cristais, Ponto Triplo, Roraiminha e na chegada ao El Fosso, totalizam três dias no topo do Monte Roraima. As agências Venturas & Aventuras e Roraima Adventure operam no local. Saiba mais sobre o Monte Roraima.

Jericoacoara (CE) – As belas praias de Jericoacoara, cercada pelas dunas, completam a paisagem de vila da região. Por meio de bugues, o passeio começa em Tajuba, passando por Guriú, Dunas do Funil onde se pratica o ‘esquibum’ e Lagoa da Torta. Após aproveitar dias de sol e calor, visita ao povoado de Jijoca e lá encontrar a Lagoa do Coração e Lagoa do Paraíso, comparada a uma grande piscina natural. A Venturas & Aventuras oferece pacotes de viagem para o local. Clique aqui e conheça mais sobre a região.

Jalapão (TO) – A capital de Palmas é ponto de largada para a aventura no Jalapão, Inóspito local que já foi palco de uma das maiores corridas de aventura do país, o Brasil Wild. Para quem gosta de canoagem e aventuras, o local é perfeito: descida pelo Rio Novo, um dos poucos rios de água potável do mundo, passeio em dunas formadas por areia de quartzo de cor dourada. Um dos destaques é o Poço do Fervedouro, um ‘reservatório’ de água nascente que, com a pressão da água, é impossível afundar; de lá, chegada até a Cachoeira da Formiga, uma queda que forma uma grande piscina de cor verde esmeralda.

Para quem gosta de trekking, a opção é encarar a Trilha do Mirante da Serra, que pode ser feita de carro também. Dela, é possível ter uma visão panorâmica do Jalapão. Por fim, a visita à Cachoeira da Velha não pode ser deixada de lado: queda d’água de 25 metros em forma de ferradura. A cachoeira é a maior da região. A operadora Venturas & Aventuras opera no local. Clique e conheça mais sobre o Jalapão.

São Luís (MA) – A capital do Maranhão e as cidades próximas são cheias de diversão, aventura e muitos passeios históricos. São Luís que obtém o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade conta com um mix cultural, que conta com colonização francesa e holandesa. Os interessados podem acompanhar a cultura da região nos centros históricos e na culinária.

Nos Lençóis Maranhenses, cerca de 250 quilômetros da capital, na cidade de Barreirinha, a diversão fica por conta das dunas e das lagoas de águas cristalinas formadas pelas águas da chuva. É possível praticar mergulho e passeios de quadriciclos.

Outra opção é a cidade de São José de Ribamar, 30 minutos de São Luís, e é uma ótima opção para quem gosta de cidades religiosas. Próximo de lá, a vila de pescadores Raposa, que chama a atenção pelo artesanato. Com embarcações, e possível conhecer as Dunas de Carimâ, Ilha de Itaputia, entre outras. O local é operado pela Top Turismo. Conheça a região dos Lençóis Maranhenses.

Chapada Diamantina (BA) – Muita aventura e belas paisagens ficam reservadas no sertão da Bahia, próximo da cidade de Lençóis. As aventuras na Chapada Diamantina iniciam pela conhecida imagem do Morro do Pai Inácio, um cartão-postal da região. Além dos trekkings e das escaladas e subidas as morros conhecidos, os interessados podem aproveitar as grutas, cachoeiras e piscinas, como a Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Lapa doce, Cachoeira do Riachinho. No Capão, a saída para a trilha de cerca de 6 quilômetros que levam à Cachoeira da Fumaça, uma das mais conhecidas da região pelos seus 380 metros de queda.

Na travessia pelo Capão até o Guiné, uma das mais belas trilhas do Parque Nacional, com cerca de 15 quilômetros, passando pelos Gerais do Vieira e Rio Preto. Outro ponto imperdível nesta caminhada é a Cachoeira do Buracão, cercada por cânions e uma pequena passagem para um grande piscinão de águas escuras e limpas. Em 6 quilômetros de caminhada, é possível visitar a cachoeira por cima e por baixo. A agência Venturas & Aventuras oferece pacotes para a cidade. Veja mais sobre a Chapada.

Itacaré (BA) – A praia de Itacaré hoje figura entre uma das praias mais conhecidas da Bahia. A Mata Atlântica presente na região proporcionam caminhadas em trilhas que levam à pequenos paraísos, como a praia da Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho, a mais extensa de Itacaré.

Os esportes de aventura são marcas registradas na região, começando pelo Rio de Contas, que é propício para canoagem, rafting (na região de Taboquinhas) com corredeiras de nível III e IV. Há opção também de arvorismo em um percurso de 227 metros de trilhas suspensas e trekking na Cachoeira da Usina. Duas agências operam para o local: Pisa Trekking e Venturas & Aventuras. Clique e conheça mais sobre Itacaré.

Pantanal (MT) – O Pantanal Matogrossense é um dos pontos turísticos brasileiros e reserva uma grande quantidade de aventura para quem o visita. Os interessados podem aproveitar a fauna e flora muito rica da região em caminhadas que podem ter mais de 20 quilômetros, cavalgada, passeando em barcos à motor no Rio Salobra, canoagem e passeios de Jeep. A Venturas & Aventuras oferece pacotes para o local. Saiba mais sobre o Pantanal.

Chapada dos Veadeiros (GO) – No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a caminhada até o Salto do Rio Preto tem 12 quilômetros com um visual inesquecível, 0com os cartões postais da região. Ao final do trekking, os aventureiros aproveitam um banho em uma piscina natural. Na Trilha dos Cristais (15 quilômetros), a passagem pelo complexo do Rio Cristal, que conta com seis quedas d’água impressiona a qualquer um, inclusive na cachoeira da Água Fria, com 130 metros e Mirante do Moinho.

Para quem não cansou dos mergulhos e caminhadas, há opção de batismo de rapel na cachoeira Almécegas, 45 metros de descida pela queda d’água, com negativa de 20 metros. Ou, para fugir da água, a tirolesa entre a Serra Almécegas (1.265 metros de altitude) e o Morro do Mirante da Fazenda São Bento (1.210 metros). São, ao todo, 850 metros de extensão, uma das maiores tirolesas do país. A Venturas & Aventuras opera na região. Clique e conheça mais sobre a Chapada dos Veadeiros..

Bonito (MS) – A região Centro-Oeste brasileira abriga uma parte que vem, com o tempo, sendo explorada a cada dia e a cidade de Bonito é um grande exemplo. As águas azuis, as estalactites e estalagmites e muita fauna chamam a atenção do público.

Os passeios só podem acontecer na companhia de guias especializados, como na Gruta do Lago Azul (muito conhecida por fotos exuberantes), Gruta de São Miguel, Estância Mimosa, Buraco das Araras e o mergulho superficial no Rio da Prata. A Pisa Trekking efetua viagens para o local. Confira mais detalhes sobre a região.

Foz do Iguaçu (PR) – A cidade paranaense está preparando um carnaval para quem não se interessa tanto pela folia, e explora todos os aspectos naturais da região. As Cataratas do Iguaçu, primeira parada da viagem, já leva os turistas ao cartão postal da cidade, candidata a uma das Novas Maravilhas da Natureza. Em seguida, a Hidrelétrica Itaipu Binacional, a maior produtora de energia do país.

Ainda durante o feriado, é possível visitar dois países, próximos à fronteira como Brasil: Argentina e Paraguai, em um curto espaço de tempo. E a última dica, para os amantes de barcos, um passeio em um barco Catamarã pelo Lago Itaipu. A Loumar Turismo oferece passeios e pacote para Foz. Clique aqui e conheça mais sobre a cidade paranaense.

Ilha do Mel (PR) – De Paranaguá, uma barca leva os turistas até a Ilha do Mel. As praias da ilha são muito procuradas para quem gosta de descanso e contato com a natureza 100% do tempo. Além dos banhos de mar, os interessados podem curtir muita aventura nas trilhas e nas travessias de barco pela região.

Considerada reserva da Bioesfera pela Unesco, a Ilha do Mel tem passagens obrigatórias para quem à visita, como a Baia dos Golfinhos, a Gruta das Encantadas, subir o Morro do Sabão e ir até o Farol das Conchas. A operadora Pisa Trekking apresenta pacotes de aventura para a Ilha. Conheça mais sobre a ilha do norte do Paraná.

Ponta da Joatinga (RJ) – Entre Paraty e Trindade, no sul do Rio de Janeiro, a Ponta da Joatinga garante, logo de cara, uma bela paisagem, cercada pela mata e águas azuis esverdeadas. O acesso até a península é feito de barco e caminhada, passando por montanhas, cachoeiras, praias desertas. Um bom trekking para quem gosta de trilhas com belos visuais.

A passagem obrigatória em Joatinga é nas praias de Pouso da Cajaíba, Martim de Sá, Cairuçú, Ponta Negra, Galhetas, Antigos, Antiguinhos e terminando na Praia do Sono. De lá, é possível ver toda o litoral, ilhas e a foz de um rio. A agência que opera na região é a Pisa Trekking. Descubra mais sobre a região.

Ilha Grande (RJ) – Com tempo hábil, os turistas aproveitam para explorar toda a Ilha Grande, mas, durante o carnaval, é possível fazer uma pequena parte da ilha. A região proporciona travessias com belas paisagens e muita caminhada, passando pela Mata atlântica, mangues e costões rochosos.

O trekking passa pelo Saco do Céu, Japariz, Freguesia de Santana, Araçatiba, Provetá e os turistas ainda podem aproveitar o mergulho nas águas cristalinas. A Pisa Trekking garante passeios pela região. Clique e conheça mais sobre a Ilha.

Paraty (RJ) – Apesar de, a primeira vista, aparentar uma cidade somente histórica, Paraty tem muito a ser explorado no ecoturismo. Na região serrana, a prática de trekking, mountain bike e tirolesa são os atrativos da cidade; próximos ao mar, os turistas podem aproveitar o mergulho e travessias em barcos. A Paraty Adventure oferece pacotes com ecoturismo. Clique aqui e tenha mais dicas sobre Paraty.

Serra da Canastra (MG) – Ao sudoeste de Minas Gerais, a Serra da Canastra entrou para a rota do ecoturismo há pouco tempo, por conta das dificuldades de se chegar à região. No Parque Nacional da Serra da Canastra há muitas opções de cachoeiras, que variam de tamanho, e é berço de rios importantes do país, como o Rio São Francisco.

O trekking no parque inicia com 4 quilômetros de caminhada a beira do Rio do Peixe, com destino ao Complexo de Cachoeiras do Capão Forro, com possibilidade de mergulho nas águas limpas. De carro, em estradas de terra, passagem pela nascente do Rio São Francisco, Curral de Pedras e Cachoeira Casca D´Anta Parte Alta. Uma das trilhas mais interessantes é com destino ao complexo de cachoeiras do Antonio Ricardo, com cerca de 2 horas de caminhada até a principal queda d’água. Confira mais detalhes do pacote na Pisa Trekking e tenha mais detalhes da região, clique aqui.

Brotas (SP) – A cidade do interior de São Paulo é considerada um pólo dos esportes de aventura e ecoturismo do Estado. E as opções para os quatro dias de folia ficam por conta dos visitantes. No bóia-cross, primeiro esporte de aventura de Brotas, é possível realizar descidas com pequenas quedas e corredeiras no Rio Jacaré.

O rafting, uma das atividades mais procuradas de Brotas, os botes infláveis percorrem corredeiras de classes III e IV do rio Jacaré Pepira. Os instrutores também realizam brincadeiras de surfe e slalom dentro do barco.

Saindo um pouco da água, o canyoning e o rapel na Cachoeira das Andorinhas é a dica para quem quer adrenalina no passeio. Primeiro, o rapel de 20 metros na descida da cachoeira para, logo em seguida, encarar mais 47 metros da Cachoeira da Figueira. No arvorismo, um percurso de 19 atividades podem durar cerca de 2 horas: ao todo, são 125 metros de extensão e 6 metros de altura. A Brotas Aventura opera na região, e conheça mais sobre Brotas, clique aqui e explore.

Petar (SP) – O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira reserva aos turistas o contato direto com a natureza quase 100% do tempo. O forte atrativo do Petar são as mais de 300 cavernas e cachoeiras dentro da Mata Atlântica.

As opções de esporte de aventura são variadas, como bóia-cross, canoagem em ducks, espeleologia, rapel e técnicas verticais nas cavernas, cascading, tirolesa, mountain bike e trekking. A Pousada das Cavernas oferece pacotes para o Carnaval. Conheça mais sobre o Petar.

Venturas & Aventuras
R. Minerva, 268 – Perdizes
São Paulo – SP
Fone: (11) 3872-0362
e-mail: venturas@venturas.com.br
site: www.venturas.com.br

Roraima Adventures
R. Cel Pinto 86 – sala 106 – Centro
Boa Vista RR
Fone: (95) 3624-9611

Top Turismo
e-mail: toptour@toptourturismo.com.br
site: www.topturismo.com.br

Pisa Trekking
Al. dos Tupiniquins 202 – Moema
São Paulo – SP
Fone: (11) 5052-4085
e-mail: pisa@pisa.tur.br
site: www.pisa.tur.br

Loumar Turismo
Av. República Argentina, 1700, Vila Maracanã
Foz do Iguaçu – PR, 85852-090
Fone: (45) 3521-4000
site: www.loumarturismo.com.br

Brotas Aventura
Av. Mario Pinotti, 113
Brotas – SP
Fone: (14) 3653-8000
e-mail: brotasaventura@brotasaventura.com.br
site: www.brotasaventura.com.br

Pousada das Cavernas
Bairro da Serra, Km 13
Iporanga – SP
Fone: (11) 3814-9153

Cliqueaqui e conheça outras Agências e Operadoras.

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: janeiro 22, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure