Foto: Pixabay

Brasileiro fica em segundo no Mundial de Formula Windsurf

Redação Webventure/ Vela

Schurmann ficou na segunda colocação do Mundial de Formula Windsurf (foto: Divulgação/Luiz Doro)
Schurmann ficou na segunda colocação do Mundial de Formula Windsurf (foto: Divulgação/Luiz Doro)

O catarinense Wilhelm Schurmann ficou com a segunda colocação do Wind Brasil Ilhabela 2009 Mundial de Formula Windsurf, realizado entre os dias 14 e 25 de outubro, na praia da Armação, em Ilhabela (SP). O brasileiro, vencedor da última regata do evento, ficou atrás apenas do inglês Ross Williams, que dominou toda a competição.

“Este vice-campeonato teve sabor de vitória. Estou mais feliz do que quando fui campeão sul-americano, este ano, na Argentina, e também norte-americano”, afirmou o brasileiro, praticante do esporte desde os sete anos e que atualmente lidera o ranking mundial de windsurf.

Ross Willians, que terminou com 14 pontos perdidos, dez a frente de Schurmann e 13 a mais do que o dinamarquês Jesper Verterstrom, terceiro colocado, venceu seis das 12 regatas realizadas, não dando chance aos concorrentes. “Procurei largar bem em todas as provas e tive a sorte de o vento ter soprado forte durante a maioria dos dias, o que me favoreceu”, explicou o campeão. Willians, que não disputará mais campeonatos nesta temporada, levou para casa um prêmio de seis mil dólares (R$ 10.320,00).

Último dia brasileiro – Além da vitória de Schurmann, na 12ª regata da competição, o brasileiro de apenas 18 anos Gabriel Browne também conquistou uma das provas no último dia de evento. “Consegui largar bem e manter o ritmo até o final. Vencer uma regata é sempre bom demais”, disse o cearense, que acabou na sexta colocação do mundial. O baiano Paulão dos Reis também foi bem, ficando na quinta colocação, com 32 pontos perdidos.

Pela primeira vez disputado nas águas de Ilhabela, o Mundial foi muito elogiado pelo vice-presidente da IWA (International Windsurfing Association) e presidente da IFWC (International Formula Windsurfing Class), Ceri Williams. “Belo lugar, bons ventos, estrutura, excelentes regatas. Não poderia ter sido melhor. Todos os velejadores ficaram muito satisfeitos. Espero muito retornar no ano que vem”, ressaltou o dirigente.

Classificação final do Wind Brasil Ilhabela 2009
1º Ross Williams (ING) 14 pontos perdidos
2º Wilhelm Schurmann (BRA) 24 pontos perdidos
3º Jesper Vesterstrom (DIN) 27 pontos perdidos
4º Alberto Menegatti (ITA) 28 pontos perdidos
5º Paulo dos Reis (BRA) 32,3 pontos perdidos
6º Gabriel Browne (BRA) 36 pontos perdidos
7º Gonzalo Costa Hoevel (ARG) 41 pontos perdidos
8º Klayton da Silva (BRA) 73 pontos perdidos
9º Mathias Pinheiro (BRA) – 85 pontos perdidos
10º Igor Ferreira (BRA) 102 pontos perdidos
11º Fábio Melo (BRA) 104 pontos perdidos
12º Fernando Bocciarelli (BRA) 106 pontos perdidos
13º Sarah Hebert (ARMENIA/FRA) – 108 pontos perdidos
14º Victor Melo (BRA) 115 pontos perdidos
15º Sebastian Erd (BRA) – 146 pontos perdidos
16º Mateus Ghannam (BRA) – 159 pontos perdidos

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 26, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure