Foto: Pixabay

Biker espanhola faz a festa em casa na Copa do Mundo

Redação Webventure/ Biking

Sierra Nevada, Espanha – “Marga, Marga!”, sob os gritos da animadíssima torcida local, a espanhola Marga Fullana venceu anteontem (25/04) a prova feminina de cross-country, na 3ª etapa da Copa do Mundo de mountain bike. O país não abrigava uma etapa desde 1995 e recebeu os melhores atletas do planeta à altura. A corrida é a
única no mundo que tem cheerleaders – aquelas garotas que comandam a torcida. E os espectadores aproveitaram para passar o dia em El Escorial – o maior monastério espanhol, onde a prova foi disputada – trazendo queijos, vinho e muitas cornetas e apitos para animar seus atletas.

A alegria é tão contagiante que até os mais quietos se deixam levar. O experiente Cadel Evans saiu gritando “Gracias, Spanish!” (Obrigado, espanhóis), ao vencer a corrida masculina. O atual campeão voltou ao topo depois de duas etapas frustradas nesta temporada. Em Napa e Sydney, ele não passou do segundo lugar – um resultado amargo para os grandes atletas.

“Você nunca sabe o que pode acontecer numa corrida de mountain bike”, explica Evans, sensato. Afinal, 55 pilotos abandonaram a prova derrubados pelo terreno cheio de pedras. “Tendo chegado à liderança, mantive o ritmo. Não pensei na vitória até cruzar a linha de chegada”, conta. Ele completou os 56km do percurso em 2h27min5 e é o líder do
campeonato com 650 pontos.

Festa para Marga – A ciclista espanhola já tinha chegado próximo da vitória antes. Na Copa de 97, uma corrente quebrada acabou com suas chances. No ano passado, na Alemanha, o circuito travado acabou afastando a atleta dos primeiros lugares. Desta vez, na frente de uma multidão de compatriotas, ela juntou os cacos e se tornou a primeira biker da Espanha a vencer uma etapa de cross-country.

Fullana atacou numa subida bastante estreita, entre a segunda e a quarta voltas e não olhou para trás até vencer os 26km em 54min39 minutes. “Isso é como um sonho”, descreveu chorando. A próxima etapa da Copa pode representar a revanche de Marga. Ela volta à St Wendel, na Alemanha, entre os dias 5 e 9 de maio.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 27, 1999

Redação Webventure
Redação Webventure