Foto: Pixabay

Ação humana aumenta água doce no Ártico, dizem cientistas

Redação Webventure/ Aventura brasil

A quantidade de água doce entrando no Oceano Ártico está aumentando, disseram cientistas britânicos. Em artigo no jornal “Geophysical Research Letters”, eles afirmam que o aumento é causado em parte por ação humana e é um sinal preliminar de mudanças climáticas.

Os pesquisadores do Centro Hadley para Pesquisa e Previsão Climática, parte do serviço de Meteorologia do Reino Unido, compararam informações divulgadas em 2002 a partir de observações do fluxo de rios siberianos com modelos simulados, para ver se eles podiam identificar uma influência humana no aumento do volume de água doce.

Eles afirmam que um nível mais alto de emissões dos gases do efeito estufa causado por atividades humanas devem intensificar o ciclo hidrológico no Ártico, com maior precipitação lá equilibrada pela redução nos trópicos. Eles testaram o modelo com quatro simulações que levaram em conta tanto a ação humana como fatores naturais, inclusive variabilidade solar e erupções vulcânicas.

Os resultados mostraram um aumento constante de vazão do rio, especialmente desde a década de 60, com ritmo anual de crescimento desde 1965 da ordem de 8,73 quilômetros cúbicos – muito mais do que a tendência no longo prazo. As simulações excluíam o impacto humano em uma ocasião e impacto de fatores naturais em outra, e incluíam todos os fatores em uma terceira etapa.

A equipe científica concluiu que se não tivesse havido ação humana, o ciclo hidrológico não teria mostrado nenhuma nova tendência no século 20. “É possível que o aumento no volume de água doce que entra no Oceano Ártico pode contribuir para uma alteração na circulação thermohalina, porque ela está diminuindo a concentração de sal na água do mar e reduzindo sua densidade”, disse Peili Wu, da equipe de pesquisadores.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 27, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure