Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

Escalada esportiva: saiba como se tornar um escalador

A escalada esportiva é a prática de escalada considerando técnicas e movimentos de montanhismo. Ela pode ser praticada individualmente e em grupo, tudo dependendo da sua preferência pessoal e estilo de vida. A prática exige muita força e concentração, afinal de contas, não deve ser nada fácil escalar lugares altíssimos e ainda superar os desafios que podem aparecer, como baixa aderência e os obstáculos durante o percurso. Ainda assim, a prática tem conquistado um grande número de adeptos.

“A escalada esportiva é a de vias com cerca de 50 m, podendo variar, é claro. Ela é feita com proteções fixas, já com chapeletas e parabolts fixados na rocha. Assim, o escalador não tem que se preocupar em colocar a proteção na via e o foco fica inteiramente no desafio esportivo e físico, pois o risco é bem controlado”, explica o escalador profissional Felipe Camargo.

Felipe escalando o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

Felipe escalando o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

A escalada esportiva começou na Alemanha, mas é muito praticada no mundo inteiro atualmente. Continua sendo mais famosa na Europa, mas já é conhecida globalmente e com muitos adeptos. Escolher um bom lugar para escalar é muito importante, Felipe conta quais são os seus locais preferidos. “No Brasil, os melhores lugares estão em Minas Gerais, no entorno de Belo Horizonte, como a Serra do Cipó, a Lapinha e Lagoa Santa. O Rio de Janeiro também oferece várias opções legais. A Europa como um todo tem excelentes picos, mas assim como o Havaí está para o surfe, a Catalunha está para a escalada esportiva, gosto principalmente da região de Oliana. É o paraíso”, conta.

A escalada é um esporte que trabalha o corpo todo, muito braço, perna e core. Para mente é, sem dúvida, um excelente exercício também, “além de termos que lidar com autoconfiança e superar o medo de altura durante a prática, é necessária muita concentração e bastante visualização, pois temos que imaginar os próximos passos na pedra o tempo inteiro”, afirma o escalador. Tudo isso tira a mente da rotina e nos deixa focar somente naquele momento. Dá pra notar isso até em quem vai escalar de brincadeira.” A escalada ajuda a desconectar dos problemas e viver!”, completa.

Muitas coisas motivam Felipe a escalar. “Antes de tudo, gosto do lado esportivo, de superar meus limites e tentar evoluir sempre. Mas amo também o lado de estar na natureza, conhecer lugares incríveis e gente nova. Essas são as principais razões, com certeza”, afirma o escalador.

Para quem quer começar a escalar, a dica de Felipe é procurar na internet algum ginásio de escalada por perto e começar a brincar lá mesmo. “Geralmente a galera faz amizades durante os treinos e monta grupos para escalar em rocha nos fins de semana. Aí, a coisa deslancha”, conta. Se a ideia for escalar direto na rocha, é melhor buscar um instrutor qualificado ou um guia que conheça bem o local escolhido para controlar os riscos.

O que mais diferencia as duas é que as agarras onde a pessoa segura, estão mais evidentes na escalada indoor. A outdoor requer mais experiência para ler a rocha e saber para onde ir, onde vai colocar o pé e a mão. Além disso, há os fatores psicológicos e naturais da escalada outdoor. Nela, você está mais exposto e, geralmente, mais alto na parede. Pode ter algum bicho por perto e o tempo pode virar. Mas as duas práticas são muito seguras e a maior diferença, fora as agarras, fica por conta do psicológico mesmo. Vale lembrar que a escalada indoor ajuda muito na hora de ir para a rocha.

Participe da Noel Run 2017. Clique aqui e inscreva-se!

Se você vai começar a escalar em ginásio, não precisa comprar equipamento, no início. A academia geralmente tem tudo o que você precisa, é só alugar. Depois de um tempo, se você quiser ter seu próprio equipamento, o básico é: cadeirinha, sapatilha e magnésio. Mais para frente, talvez seja válido juntar um grupo de amigos escaladores, comprar uma corda em conjunto e algumas costuras para escalar em rocha.

“A escalada é um esporte para todos. Hoje em dia, nos ginásios, vemos desde uma criança de 7 anos a um senhor de 60. Então, dá pra todo mundo praticar um pouquinho, se divertir e investir em saúde”, afirma Felipe. A melhor maneira de começar é em um ginásio de escalada, onde você vai conhecer pessoas que também gostam do esporte e se envolver cada vez mais. Vale lembrar que existem desafios para todos os níveis e para pessoas com aptidões físicas diferentes, então, para quem tem vontade de experimentar o esporte, não há desculpas para ficar em casa!”.

Last modified: novembro 30, 2017

Gabriel Gameiro
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.