Foto: Pixabay

10 coisas para fazer durante uma viagem à Turquia

Carolina Abrantes/ Destino Aventura, Viagem

A Turquia é um dos países mais visitados do mundo, o destino nunca sai de moda e oferece aos turistas uma infinidade de opções de passeios seja para apreciar a paisagem, conhecer o dia a dia do povo turco, a história ou os costumes locais. Nós selecionamos alguns dos mais legais, confere aí:

1. Ver o nascer do sol na Capadócia

Foto: Fotolia

Foto: Fotolia

A região da Capadócia tem um dos passeios de balão mais famosos do mundo. Isso porque lá de cima a paisagem com o horinzonte e as formações rochosas é de tirar o fôlego. Quem já teve a oportunidade de curtir esse passeio afirma que a melhor hora é no período da manhã para apreciar o nascer do sol, pois o céu fica inteiramente colorido em tons alaranjados o que rende uma vista e fotografias incríveis.

2. Estar em dois continentes ao mesmo tempo

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A Turquia é um país de localização privilegiada, fica entre a Europa e a Ásia, na região conhecida como Eurásia, muito rica geográfica, histórica e culturalmente. Istambul, que já foi capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano é a única cidade do mundo que fica dividida entre dois continentes. O estreito de Bósforo corta a cidade e separa a parte europeia da asiática. Ao visitá-la é possível fazer passeios de barcos e cruzeiros pelo estreito e, com isso, estar em dois continentes ao mesmo tempo.

3. Conhecer a cidade histórica de Troia

Foto: Flickr

Foto: Flickr

A famosa cidade de Troia, que se tornou épica com o poema Ilíada, de Homero, está localizada no atual território turco na cidade de Çanakkale. O passado da cidade envolve guerra, amor, luxúria e traição. De acordo com o mito de Homero, o rei Príamo foi subornado por Afrodite para que ela ganhasse um concurso de beleza idealizado por Zeus. Ao aceitar o acordo, o rei tornou Afrodite a grande vencedora e, como recompensa, ganhou o amor da mulher mais bela do mundo. A mulher era Helena, esposa de Menelau. Apaixonados, Príamo e Helena fugiram juntos para Troia, mas o marido traído, acreditando que a esposa tinha sido sequestrada, entrou em uma guerra que durou dez anos, e só chegou ao fim devido ao gigante cavalo – Cavalo de Troia – que foi dado como presente, mas que abrigava os soldados que assim conseguiram invadir e dominar a cidade.

Além do cavalo de madeira utilizado no filme estrelado pelo ator Hollywoodiano Brad Pit, é possível visitar os sítios arqueológicos da cidade que já foi destruída e reconstruída nove vezes ao longo dos anos.

4. Provar a rica culinária local

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Outro grande atrativo da Turquia é a gastronomia. Rica em sabores e cheiros, os pratos turcos costumam agradar os turistas. Na região do Mediterrâneo é possível experimentar as delícias com um toque dos temperos turcos e, no continente, os doces, kebabs, castanhas, pizzas e sopas turcas.

Além das comidas, as bebidas também fazem sucesso. Os cafés são famosos pela forma típica de preparo e os vinhos estão ganhando cada vez mais destaque. Para quem está acostumado a só olhar para a Europa Central, descobre a Turquia como o 4° maior país em produção de uvas para vinho, sendo a região uma das pioneiras na fabricação da bebida.

5. Dormir em cavernas

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Outra opção legal e até um pouco exótica é hospedar-se em um dos vários hotéis e pousadas que estão instaladas dentro de rochas. A facilidade de escavação dessas formações tornou-as abrigo dos povos que viviam lá antigamente e dos cristãos que eram perseguidos pelo Império Romano. Essas cavernas foram conservadas e, atualmente, são opções para turistas e viajantes.

+ Participe do Cross Urbano – Etapa Fortaleza!

6. Tomar o autêntico banho turco

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Chamado de Hamame, o banho turco promete revitalizar quem se aventurar pelas casas de banho. O processo é longo e bem calmante. Entre o passo-a-passo, primeiro o banhista fica em um tipo de salão com vapor, como se fosse uma sauna. Após algum tempo nesse espaço, a pessoa é direcionada para a esfoliação, E por fim, toma-se uma ducha para sair de pele e alma renovadas.

7. Pechinchar pelos bazares de Istambul 

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A fama de que os comerciantes turcos adoram uma negociação não é mais novidade, o lugar mais conhecido para praticar essas habilidades é o Gran Bazaar de Istambul, um mercado composto por milhares de lojistas que vendem de tudo desde o tradicional artesanato turco, como vasos e louças, até tapetes, luminárias, roupas, tecidos e joias. Ele é um dos maiores e mais antigos mercados do mundo. Inaugurando em 1461, ele recebe em média de 250 a 400 mil turistas e visitantes por dia em suas 60 ruas.

8. Visitar 17 Patrimônios da Humanidade da UNESCO

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A rica história da Turquia faz com que o país esteja recheado de lugares tombados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A lista conta com 17 pontos que podem ser visitados e apreciados. Alguns dos mais imperdíveis são: Ephesus (cidade que abriga diversos elementos da cultura romana); Mesquita de Selim (considerada a maior obra de arte do período Otomano); Monte Nemrut (do seu topo é possível avistar várias estátuas datadas do período helenístico), entre outros.

9. Ver uma apresentação dos Dervixes ao vivo

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

Os Dervixes são religiosos do Sufismo – uma corrente mística do islamismo. O ritual mais famoso dos adeptos é a “Sema”, prática de adoração e busca de um estágio de elevação. Durante a cerimônia os Dervixes fazem um tipo de dança no sentido anti-horário e, com isso, atingem o sentimento máximo de espírito e contato com Allah. Ver uma sessão da “Sema” é muito inspirador e enriquecedor culturalmente.

10. Tomar chá turco

Foto: Depositphotos

Foto: Depositphotos

A bebida mais consumida no país, o Chá turco merece destaque. Ele tem uma forma de preparo especial, além de diferentes aromas e sabores. Feito com chaleiras específicas e a xícara em formato de tulipa, a flor nacional, confere um toque de misticismo e requinte.O chá pode ser consumido em diferentes períodos do dia e em vário lugares, o seu consumo na Turquia é semelhante ao do café no Brasil.

Last modified: agosto 7, 2018

Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.