Foto: Pixabay

Webventure pelo mundo: saiba onde estão alguns animais em extinção

Christina Volpe/ Sem categoria

O intuito não é interferir em seu ambiente, mas sim conhecer para ter mais consciência ainda desse grande problema

É difícil de encarar e imaginar, mas a grande maioria das espécies animais correm o risco de entrarem para a lista de de extinção nos próximos anos. Alguns já foram perdidos para sempre, mas os que ainda restam podem ser vistos em alguns destinos.

Inscreva-se aqui para a Amazing Runs Garopaba. Clique aqui!

A extinção do rinoceronte branco do norte foi um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas, já que o último macho morreu e agora a única esperança para preservar a subespécie é o uso de técnicas de fertilização in vitro.

Saiba mais sobre 5 animais que estão ameaçados em extinção e onde você pode vê-los.

1. Tigre

Foto: Kenmc3/Fotolia

Foto: Kenmc3/Fotolia

Estudos recentes indicam que existem apenas 3.200 tigres vivendo em seu habitat natural. A distribuição territorial diminuiu em 40% nos últimos dez anos e foi a desflorestação acelerada e o aumento da caça clandestina que faz isso acontecer.

É encontrado nas florestas e savanas de Bangladesh, Butão, Nepal, Índia, Myanmar.

2. Panda gigante

Foto: nd700

Foto: nd700

Existem menos de 2.500 exemplares no seu habitat natural. As montanhas sud-ocidentais da China, habitat desta espécie, fragmentaram-se o que levou à divisão da população de pandas gigantes e logo, à deterioração da população.

Países como Escócia, Estados Unidos e China abrigam zoológicos e centros especializados, em que os ursos panda são protagonistas. Nativa das florestas de bambu chinesas, a espécie é uma das mais raras do mundo, e conta com organizações dedicadas ao seu cuidado e reprodução, onde é possível realizar visitas e conhecer os pandas de perto.

3. Gorila da montanha

Foto: underworld/Fotolia

Foto: underworld/Fotolia

Os cientistas consideram o gorila da montanha (Gorilla beringei beringei) uma subespécie de gorila em perigo crítico de extinção, com apenas 720 indivíduos no seu estado selvagem. Os animais estão no Congo, na fronteira de Ruanda e Uganda.

A espécie vive nas regiões montanhosas da África central, enquanto o gorila da planície vive nas densas florestas da África central e ocidental. Eles tem quase a mesma altura, embora tendem a pesar um pouco mais, sendo de 135 a 220 quilos, em média.

4. Arara azul

Foto: Melynnique/Fotolia

Foto: Melynnique/Fotolia

Arara azul pode ser vista no Pantanal e mais sete estados brasileiros. A extinção acontece devido a caça ilegal, tráfico e desmatamento do seu habitat natural. Pode ser encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados.

Outra espécie, a arara-azul-de-lear, habita o nordeste da Bahia e estima-se que haja apenas 228 animais em idade reprodutiva. (Espécie vulnerável e arara-azul-de-lear em perigo).

5. Lobo-guará

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

O Lobo-Guará é encontrado no Cerrado, no Pantanal e nos Pampas. Esse animal é considerado o maior mamífero canídeo nativo da América do Sul. A espécie enfrenta grandes problemas devido ao desmatamento de seu habitat. (Espécie vulnerável).

Last modified: março 29, 2018

Christina Volpe
Christina Volpe
Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webventure. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, um evento acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.