Foto: Pixabay

Vai para Israel? Não deixe de experimentar as comidas típicas

Arquivo/ Outros

O estado de Israel é conhecido mundialmente pela sua diversidade religiosa, mas o que poucos sabem é que essa mesma diversidade se estende para a alimentação. Antes de falar das comidas típicas, é preciso lembrar algumas regras na hora de seu consumo.

Como a maioria dos estabelecimentos não abrem aos sábados e fecham após às 16h de sexta-feira, por causa do shabath, é preciso ficar atento ao funcionamento dos restaurantes que você pretende visitar. Também é necessário entender melhor o termo kosher ou kasher, ele faz referência aos alimentos que são adequados ou permitidos para o consumo, segundo as leis judaicas representam os deveres alimentares a serem seguidos.

Turistas comem refeição tradicional Foto: Christina Volpe/Webrun Turistas comem refeição tradicional Foto: Christina Volpe/Webrun

Um dos preceitos principais é a separação absoluta do leite e da carne. Em Israel é muito difícil encontrar, por exemplo, uma porção de queijos com uma fatia de alguma carne. É proibido o consumo de carne de porco, moluscos e frutos do mar, sendo permitido apenas peixes que possuam escamas e barbatanas.

Mesmo com as restrições, a alimentação é rica e bem diferente da típica brasileira. As saladas são consumidas desde o café da manhã e nos hotéis, é possível consumir peixes frescos e queijos diferenciados logo cedo.

Café
Como já dito, a salada está sempre presente no café da manhã tradicional. Também é possível consumir o shakshuka, uma espécie de ratatouille com ovos por cima e molho de tomate fresco. As burekas também são muito consumidas, feitas de massa folhada típica do Oriente Médio e com diversas opções de recheio.

Homus servido na Cidade Velha, em Jerusalém Foto: Christina Volpe/Webrun Homus servido na Cidade Velha, em Jerusalém Foto: Christina Volpe/Webrun

Segundo nossa editora Christina Volpe, que visitou o local por conta da Maratona de Jerusalém, seu favorito foi o labane, uma coalhada seca com ervas. Simples e delicioso! Também é possível encontrar tahine, homus e outros pratos típicos na primeira refeição.

Almoço e jantar
Em Jerusalém o turista não passa fome, já que os restaurantes mais tradicionais servem diversas opções de entrada com os tradicionais pratos típicos, também apresentados no café da manhã, seguido de carne assada, carne de vitela, pão pita, kebab, baba ganoush (pasta de berinjela assada ou grelhada com tahine).

+ Inscreva-se para o Sesi Corrida do Bem em Joinville. Clique aqui!

A berinjela e o grão de bico são dois dos ingredientes mais presentes na alimentação da região. Provavelmente serão encontrados em todas as entradas, pratos principais tanto no café da manhã quanto almoço.

Feira livre
Um dos passeios mais legais a serem feitos em Jerusalém e Tel Aviv, é visitar os mercados da cidade. Simples, cheios de comidas deliciosas e baratas, o local é perfeito para quem não quer gastar muito e comer bem.

Mercado em Tel Aviv Foto: Christina Volpe/Webrun Mercado em Tel Aviv Foto: Christina Volpe/Webrun

Um dos mais conhecidos e encontrados é o falafel. Para quem não sabe, são bolinhos fritos e crocantes por fora, feitos de grão de bico cozido e semi triturado. Na feira você pode escolher comê-lo no pão pita e adicionar diversos molhos à vontade, por um preço mínimo.

O shawarma também é tradicional nos arredores de Israel. O sanduíche de carne de frango, cordeiro ou vaca, assadas em um espeto vertical e servidos no pão pita, com vegetais e pastas, são sucesso garantido.

Diversidade de temperos sendo vendidos no mercado velho em Jerusalém Foto: Christina Volpe/Webrun Diversidade de temperos sendo vendidos no mercado velho em Jerusalém Foto: Christina Volpe/Webrun

Sobremesas
Entre os doces o Baklava é uma ótima opção, consiste em um tipo de pastel com pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope e mel. E o mais encontrado, e bonito, nos mercados de rua é o knafe. Doce tradicional feito de vermicelli, um tipo de macarrão muito fino.

Knafe, doce tradicional das ruas de Tel Aviv Foto: Phish Photography/Fotolia Knafe, doce tradicional das ruas de Tel Aviv Foto: Phish Photography/Fotolia

A repórter Christina Volpe visitou Israel a convite do Ministério do Turismo do país, para cobertura da Maratona de Jerusalém

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Last modified: abril 25, 2017

[fbcomments]
Avatar
Arquivo