Foto: Pixabay

Um roteiro de Stand Up Paddle pelos mares e lagos da Costa Rica

Costa Rica: este é um destino que eu vou indicar SEMPRE! Afinal, um país que tem 26% do seu território com áreas preservadas por parques nacionais, é banhado pelo mar do caribe e pacífico e tem como saudação o termo “PURA VIDA” só pode trazer coisas boas.

Localizado entre o Panamá e Nicarágua, é conhecido por ser um paraíso dos amantes de esportes de aventura, pois o ambiente repleto de praias, rios, lagos, vulcões e matas com uma grande biodiversidade são ideais para quem curte praticar atividades esportivas na natureza.

Localizada entre o Panamá e Nicarágua, a Costa Rica é conhecida por ser um paraíso dos amantes de esportes de aventura. Foto: arquivo pessoal Localizada entre o Panamá e Nicarágua, a Costa Rica é conhecida por ser um paraíso dos amantes de esportes de aventura. Foto: arquivo pessoal

Desta vez minha viagem foi acompanhada de mais remadoras. Em uma parceira com a operadora Freeway Viagens preparamos um roteiro especial para reunir pessoas que curtem remar de SUP, descobrir novos ambientes e trocar ideias sobre esta modalidade e fazer tudo isso neste paraíso da América Central não poderia ser melhor.

Optamos por começar pela a região de Guanacaste, considerada a mais bonita do país por conta de suas praias espetaculares, mas este título não é justo considerando todo o litoral do Caribe e o interior do país com seus vulcões e rios belíssimos.

O turismo da Costa Rica é reconhecido internacionalmente pelas atividades de ecoturismo e principalmente o surf. Foto: arquivo pessoal O turismo da Costa Rica é reconhecido internacionalmente pelas atividades de ecoturismo e principalmente o surf. Foto: arquivo pessoal

Tamarindo foi nossa primeira parada, onde fizemos nossa “base” para explorar as praias da região. Há diversas baías super convidativas para quem quer remar de SUP, como as praias de Conchal, Flamingo, Danta e Dantita. Praias de beleza única com areias brancas ou totalmente negras de origem vulcânica que contrastam com o azul do mar. Sempre cheias de coqueiros proporcionando um visual lindo durante as remadas. Esta região também é conhecida pela estrutura para o turismo e por ser bastante movimentada, ideal para quem quer conhecer restaurantes, fazer compras e curtir um luau a beira mar.

O turismo da Costa Rica é reconhecido internacionalmente pelas atividades de ecoturismo e principalmente o surf, mas se você deseja focar no remo, pode ir tranquilo, pois há muitas opções para a prática no mar, lagos ou rios. E esta variedade de ambientes associada a uma beleza e riqueza de fauna e flora é o que faz esta viagem ser “satisfação garantida”!

A estrutura para receber o turista em todo o país é bem desenvolvida com uma culinária local super saborosa a base de frutos do mar. Vale comentar como curiosidade, que o café da manhã local, que tem o nome de “gallo pinto” também tem como base o arroz e feijão, acompanhado de torradas, queijos e suco. Para quem gosta de conhecer mais a fundo a cultura local, vale experimentar! A hospedagem também é disponível para todos os bolsos e alguns hotéis são totalmente integrados a natureza.

Nossa “trupe” era composta por remadoras de perfis diferentes: a Natalina era uma iniciante, motivada e dedicada; a Monica uma remadora de canoa havaiana experiente; a Creusa cheia de energia estava dando suas primeiras remadas nas competições de SUP Race e a Thays adora viajar e era uma delícia ouvir suas histórias. Eu, que estava feliz por ter mais remadoras comigo via em comum no grupo a boa energia e muita vontade de curtir e remar nos mais diversos ambientes.

Nossa próxima parada foi Samara, praia localizada mais ao sul de Guanacaste. Uma região um pouco mais tranquila em relação à movimentada Tamarindo, mas belíssima com a natureza exuberante e o charme da vila de pescadores. Boas remadas podem ser feitas por lá e o destaque ficou para uma praia maravilhosa que todas nós adoramos, chamada Carillo, cerca de dez minutos de carro de Samara vale a visita!

Depois de tanta praias maravilhosas partimos para o interior onde fomos conhecer o vulcão ativo Arenal. Remar no lago aos pés desta incrível montanha viva foi o ponto alto da viagem, apesar de todos os dias terem sido especiais.

É muito importante ter o conhecimento do local apropriado para a prática do SUP no lago, pois ele é bem extenso e há áreas onde os ventos são muito fortes. Depois de tantas remadas a pedida foi relaxar nas termas do rio Tabacon. Relaxar com as cachoeiras de águas quentes nas costas para revigorar depois de todos os dias com atividades esportivas foi a maneira que terminamos nossa viagem.

A Costa Rica é um destino que atende turistas com perfis bem variados: para quem gosta de adrenalina e emoção ou para quem apenas que curtir visuais incríveis! A verdade é que é impossível não sair de lá encantado e revigorado. Então se você está planejando suas férias, considere este paraíso e vá em frente, você vai entender o real significado do termo: PURA VIDA!

Este texto foi escrito por: Roberta Borsari

Last modified: novembro 18, 2015

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure