Foto: Pixabay

“Tudo dentro do planejado”, afirmou Alexandre Freitas

O idealizador e organizador da Expedição Mata Atlântica, Alexandre Freitas, conversou com a Webventure para fazer uma análise.

Perto da metade, Alexandre disse que a prova “está difícil. Acho que de novo as pessoas não estavam esperando uma prova desse jeito”. Comentários entre competidores dizem que a EMA deste ano criou dificuldades na elaboração da estratégia de corrida e que, por enquanto, a navegação não traz dificuldades. E Alexandre confirmou. “Uma corrida de aventura não é só orientação. É tudo somado. Eu falei desde o começo que esta prova iria ser muito estratégica. É o peso, o que levar na mochila, tipo de sapato, se os equipamentos estão bons”.

Segundo ele, a prova está dividida entre as equipes de ponta e as retardatárias, com uma diferença técnica e física muito grande entre elas. “ Há dois blocos dentro da corrida. Um na categoria Expedição (a mais difícil) e outro na Alternativa (a mais fácil). Se bobear não vamos ter nem categoria Aventura (intermediária) na prova.

Aposta certa – Alexandre não arrisca palpite sobre qual equipe vencerá a corrida, mas dá uma dica. A aposta está entre Epinephrine (13) e a Brasil 500 anos (23). “Elas abriram uma vantagem muito importante. Subiram a Serra do Mar durante o dia. As equipes do segundo bloco vão fazer o trekking na parte noturna. Uma coisa é fazer de dia outra é fazer à noite. E elas vão abrir mais”.

Por sinal, a Epinephrine não é a única estrangeira bem colocada. Alexandre cita também a G.M.A.C., dos EUA. “Está em nono. Eu não menosprezaria não. É uma equipe forte”. Fora as duas, as outras internacionais e mescladas não estão tendo um bom rendimento.

Alexandre concedeu entrevista com uma voz rouca e, visivelmente, cansada, o que é normal neste tipo de competição. Por ser o organizador da EMA, ele não pára quieto. Está 24 horas atento ao que acontece nos PC´s (Postos de Controle) e AT´s (Áreas de Transição), até durante à noite já que a prova é initerrupta.

Segundo ele, a EMA não apresenta problemas e a vencedora será conhecida na sexta-feira (27/10). “Diria que a prova está atrasada duas horas. De resto, tudo está dentro do planejado”, finalizou.

A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da EMA 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch

Last modified: outubro 26, 2000

[fbcomments]
Avatar
Arquivo