Prova fará um laço nos arredores de Rio de Contas (BA) (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Flavio Ito, o Gonga, comenta o percurso da quarta etapa da Claro Brasil Ride 2010.
4ª etapa
Largada e Chegada: Rio de Contas (BA)
Distância: 95 km
Altimetria: 1.750m
Direto de Rio de Contas (BA) – Na quarta etapa da Claro Brasil Ride, assim como aconteceu ontem, a prova faz um laço em Rio de Contas (BA), em um percurso de 95 quilômetros.
Logo após o km 15, os atletas enfrentarão um grande trecho de 23 quilômetros mesclando areia solta, cascalho e muita travessia de rio. Se dermos sorte de chover um pouco hoje, vai melhorar a passagem das bikes, pois a areia fica mais compacta e faz com que a bike ande melhor nesse trecho. Se não chover, os atletas terão grande dificuldade.
Vencido esse trecho de 23 quilômetros, a prova volta a rodar em terreno com cascalho e, por volta do km 60, uma outra grande dificuldade: a transposição de uma serra de quatro quilômetros, que acredito que quase ninguém irá pedalar, a maioria colocará a bike nas costas.
Além disso, o trecho já estará com a temperatura alta (600m de altitude) e aqui a variação de altitude é totalmente proporcional à temperatura. Se estamos a 1.000m é uma temperatura. Se descer para 600m, é outra.
Não sei se isso é bom ou ruim, mas os nove quilômetros finais da etapa de hoje serão em uma estrada pavimentada. Acredito que muitos irão agradecer, apesar de ser em subida. O sofrimento desse dia já será muito grande.
Mais sobre a prova
Vídeo – Assista a animação com o trecho da quarta etapa.
Este texto foi escrito por: Flavio Ito (Gonga), especial para o Webventure
Last modified: novembro 17, 2010