Foto: Pixabay

Substitua o sal por temperos e melhore sua alimentação

Daniel Krutman/ Notícias

O grande vilão da maioria dos alimentos, atualmente, é o sódio. Ingerir em excesso representa um risco à saúde, pois ele é um modulador do nosso equilíbrio hídrico corporal. Ou seja, o excesso reflete diretamente no aumento da retenção hídrica.

O nutricionista esportivo e técnico da Integralmédica, Humberto Nicastro, afirma que não é possível afirmar que o consumo de sal em excesso irá te tornar hipertenso, porém se você possuir riscos de desenvolver hipertensão arterial, pode ser um fator agravante. “Além disso, a retenção hídrica é sinônimo de inchaço e do ponto de vista estético isto representa um desconforto. Entre os atletas pode ser negativo para esportes que são classificados por categoria de peso ou dependem de agilidade e habilidade”, diz.

Participe da Track&Field Market Place. Inscreva-se no site do Ticket Agora!

Foto: Jiri Hera – Fotolia

Quais outras opções para substituir o sal?

Temperos naturais são as melhores opções. Alho, cebola, temperos verdes (orégano, salsinha, etc.) podem agradar o paladar sem representar risco à saúde.

“O sal do himalaia (sal rosa) contém mais de 80 minerais que também estão presentes no corpo humano. Como ele é menos refinado, a quantidade de sódio por porção é significativamente menor, vale experimentar”, diz Humberto.

Confira uma receita de sal de ervas, opção mais saudável para o dia a dia

Ingredientes

-1 colher (sopa) de alecrim desidratado;
– 1 colher (sopa) de salsinha desidratada;
– 1 colher (sopa) de manjericão desidratado;
– 1 colher (sopa) de orégano desidratado;
– 1/2 xícara (chá) de sal light (ou outro tipo de sal da sua preferência).

Last modified: fevereiro 15, 2017

Daniel Krutman
Daniel Krutman
Publicitário de formação, especialista em sociologia do consumo e em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com conteúdo e marketing esportivo.