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Stefan Everts entra para a história ao vencer o Six Days

Redação Webventure/ Parceiros

Fortaleza (Ceará, Brasil) – O belga Stefan Everts acaba de entrar para a história do motociclismo ao disputar pela primeira vez, e vencer, uma das maiores competições do mundo em uma modalidade totalmente nova para ele: o enduro. Sete vezes campeão mundial de motocross, ele conquistou o título na classificação geral individual do International Six Days Enduro 2003, que terminou com uma prova de supermotard neste sábado em Fortaleza, no estado do Ceará, região nordeste do Brasil. O evento reuniu no total 376 pilotos, de mais de 30 países, e está sendo considerado como uma das melhores edições da história. Concluíram a prova 287 participantes.

“Estou muito orgulhoso por ter vencido minha primeira prova de enduro na carreira, principalmente quando falamos de Six Days”, afirmou Stefan, que garantiu ter se preparado “pouco” para o evento. “Só treinei trocar pneu sozinho. Não queria que as pessoas ficassem rindo de mim”, contou o piloto belga.

Ainda na classificação geral individual, o segundo lugar ficou com o australiano Stefan Merriman, 42’’25 atrás de Everts. O finlandês Juha Salminen foi o terceiro, com diferença de 1’33’’41. Everts e Salminen protagonizaram um duelo de gigantes emocionante sob calor de mais de 30 graus. Disputando cada metro da pista de supermotard, os dois se revezaram na primeira posição, mas no final quem se deu melhor foi Everts, que depois de assumir a ponta acompanhava os passos do adversário olhando constantemente para trás.

Os participantes da última etapa do Six Days correram 10 baterias no total, divididas em categorias, com sete voltas cada em uma pista de 1.800 metros de extensão, mesclando trechos de asfalto e terra. A prova de supermotard foi uma inovação para os participantes do Six Days e um presente para o público do Brasil, onde o supermotard ainda é pouco conhecido.

Na 125 2 Tempos, o português Helder Rodrigues (KTM) foi o vencedor da prova. Na 250 2 T, o Stefan Merriman (Honda) garantiu o primeiro lugar. Peter Bergvall, da Suécia, voltará para a casa com o título na 250 4 Tempos (Yamaha), e Everts na 400 4 Tempos (Yamaha). O espanhol Ivan Cervantes, de KTM, terminou em primeiro na 500 4T.

O Six Days também tem as categorias das seleções dos países e a principal delas é a Troféu Mundial. A Finlândia, vencedora no ano passado, venceu novamente neste ano. Itália, França, Espanha e Austrália completam a lista dos cinco primeiros. Na Troféu Junior, França, Finlândia, Itália, Alemanha e Suécia foram os melhores, respectivamente.

Declarações
Donato Khouri, diretor de prova do Six Days e membro da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), uma das organizadoras do evento no país, fez uma avaliação da prova. “O primeiro dia foi muito difícil, o que é normal. Afinal, a engrenagem ainda estava pegando o ritmo de funcionamento. O segundo foi o pior de todos, quando houve a morte do inglês Matt Bowden, e aos acidentes que deram muito trabalho à equipe médica. Já o terceiro, o quarto e o quinto dias foram perfeitos. E o último serviu para provar que é possível revolucionar até mesmo as coisas mais tradicionais que existem, como o Six Days, com a realização de uma prova de supermotard, gerando uma disputa emocionante em terra e asfalto. E o Brasil provocou essa revolução num evento que terá a 79o edição na Polônia em 2004”, afirmou.

O empresário Franco Acerbis, da Acerbis, empresa patrocinadora master do Six Days 2003, narrou um fato que aconteceu com ele para avaliar a prova no Brasil. “A equipe dos Estados Unidos me disse que havia um problema muito grande: como fazer um Six Days ainda melhor depois desta edição no Brasil?”, contou Franco. “O Six Days sem o entusiasmo das pessoas não é Six Days. E aqui no Brasil isso não falta. O Brasil abre a oportunidade de os pilotos conheceram um mundo novo”.

Acerbis também não poupou elogios ao staff brasileiro da organização. “Gostei muito do trabalho das pessoas. Muitas até abriram mão das férias para trabalhar como voluntários no Six Days”, afirmou o empresário italiano, que além de apaixonado por motocicletas, é vice-presidente do time de futebol italiano Albino Leffe. “A polícia também fez um trabalho muito bom”, disse ele, que já organizou cinco vezes o Rali dos Incas (entre Lima, no Peru, e Rio de Janeiro, no Brasil) e o Nevada Rally, em Las Vegas (EUA).

O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis, Pirelli, Petrobras e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM, Honda, Husqvarna, Beach Park, Hapvida e site 360 Graus (www.360graus.com.br).

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Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: novembro 8, 2003

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