Foto: Pixabay

Short Adventure e Ecomotion Qualifying reúnem 316 atletas na Serra da Bocaina

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Largada na rampa de vôo livre  no alto da serra (foto: Cristina Degani/ www.webventure.com.br)
Largada na rampa de vôo livre no alto da serra (foto: Cristina Degani/ www.webventure.com.br)

Direto de São José do Barreiro (SP) – A expectativa dos 316 atletas que competiram hoje (18/9) no Natura Kaiak Short Adventure e Ecomotion Qualifying Serra da Bocaina, duas provas em uma que começaram nesta manhã em São José do Barreiro (SP), era de ser uma das provas mais belas do ano.

Isso foi confirmado pela manhã na largada, realizada quase às 10 horas, na rampa de vôo livre, no alto da serra. A paisagem de tirar o fôlego animou ainda mais os participantes, que admiravam a vista do vale do Paraíba antes de largada, mesmo que encoberto por nuvens.

As equipes largaram correndo na modalidade trekking com percurso de 16 quilômetros em direção à entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, para a cachoeira de Santo Izidro, próxima à portaria do parque. Lá foi o PC 3 e após isso elas seguiram para os PCs 4 e 5, este na fazenda Pinheirinho, com transição de trekking para mountain bike. O trecho de pedal de 26 quilômetros as levou para a o município de Areias (SP), próximo a São José do Barreiro, cidade sede do parque.

Após uma rápida corrida de 2,5 quilômetros com coletes salva-vidas e remos, as equipes e duplas devem seguir para a represa do Funil e remaram 6,8 quilômetros com ducks (caiaques infláveis). A chegada será no hotel da organização, o Porto Bocaina, em São José do Barreiro.

As duplas do Natura Kaiak Short Adventure fecham aqui o circuito de três provas que teve início em abril deste ano com a primeira etapa em Itirapina (SP) e a segunda em junho em Ubatuba (SP). Assim, as duplas disputam a premiação de 30 mil reais entre os três primeiros colocados.

Quem vai para a Bahia? – A Short Adventure, feita por duplas, tem 51 quilômetros de percurso. Após o término da prova, que está previsto para o final deste dia, as equipes que buscam uma vaga para o Ecomotion/Pro continuam o trajeto, completando assim 118 quilômetros de percurso, no chamado long distance, a prova Ecomotion Qualifying Serra da Bocaina, que atravessa a noite e tem previsão de terminar até as 12 horas de domingo (19).

O Ecomotion/Pro é a mais importante prova brasileira de corrida de aventura e vai acontecer daqui a um mês na Bahia. Com 25 equipes estrangeiras confirmadas e 35 brasileiras, a prova teve uma lista de espera de 22 equipes. Assim, a seleção das equipes será feita com base no resultado da Ecomotion Qualifying, em que as cinco primeiras garantem as últimas vagas. Ainda serão sorteadas mais duas vagas.

A equipe Clight Salomon Atenah é uma das que não tem vaga garantida no Ecomotion/Pro. As atletas Silvia “Shubi” Guimarães e Eleonora Audrá estão na prova classificatória com a ajuda de André Iervolino e Frederico “Lico” Gall, da equipe Oskalunga Brasil Telecom. “Estamos testando um intercâmbio de atletas para ajudar a equipe a conseguir uma vaga e esperamos reciprocidade”, explicou Lico, que é de Brasília (DF).

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: setembro 18, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure