Saiba por que o Maranhão pode ser seu próximo destino de viagem

O Maranhão é o segundo maior estado da região nordeste, não é o mais visitado, mas abriga algumas das paisagens mais bonitas do país. Se você ainda não planejou sua próxima viagem e está precisando de uma inspiração para isso, dá uma olhada nos motivos que o Webventure listou para te deixar com vontade de conhecer esse estado rico em sabores, história, cultura e natureza.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

1. Culinária regional

A culinária maranhense sofreu influências das cozinhas indígena, africana e europeia, por isso possui uma grande variedade de técnicas e ingredientes. Ela tem como base peixes frescos, temperos naturais, pimentão, e muitos derivados da mandioca, já que a produção na região é bastante expressiva.

Um dos pratos maranhenses mais tradicionais é o arroz de cuxá, uma mistura do grão com camarão seco e cuxá (molho de farinha de mandioca com gergelim torrado e socado no pilão, pimenta de cheiro e vinagreira – uma hortaliça de origem africana). Além dele tem também o beiju, o bolinho maranhense e duas bebidas bem locais: o Guaraná de Jesus e a tiquira, uma aguardente artesanal de alto teor alcoólico.

2. Turismo de aventura + Pororoca

O Maranhão tem uma geografia privilegiada para a prática de esportes radicais, já que é rico em rios, cachoeiras, deserto e uma extensa costa litorânea. Paisagens propícias para aventura em modalidades como kitesurf, trekking, sandboard e rapel, por exemplo.

A pororoca é um fenômeno incrível e a parte. Todos os anos, em dias de lua cheia ou nova, principalmente entre os meses de março, o encontro das águas doces do rio com a água do mar forma uma onda enorme e duradoura. A pororoca pode durar cerca de uma hora e atingir uma velocidade de até 50 km, um fenômeno natural impressionante.

3. Delta das Américas

O encontro do Rio Paraíba com o mar forma também forma na região do Maranhão, o terceiro maior delta em mar aberto do mundo e o primeiro das três Américas: o Delta do Parnaíba. São paisagens incríveis de florestas de manguezais, matas ciliares, praias, rios, igarapés, dunas, lagoas, restingas e matas.

O Delta formado pela Foz do Rio Parnaíba, ocupa uma área de 2.700 km² na divisa entre os estados do Maranhão e Piauí, 70% desta paisagem amazônica está no estado maranhense. O cenário abriga uma riquíssima biodiversidade, em mais de 70 ilhas e ilhotas.

4. Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica localizado em maior parte no município de Carolina, é uma área de proteção ambiental que abrange mais de 160 mil hectares de cerrado. A região é riquíssima na variedade de fauna e flora e bastante procurada pelos turistas pelas belezas que oferece repleta de cachoeiras, cânions, formações rochosas, cerrado, estradas de terra e areia.

5. A capital São Luís

Além das belíssimas praias, a única cidade do país fundada por franceses, é marcada pela sua arquitetura que conta muito com a influência portuguesa. No centro histórico da cidade é possível observar as fachadas dos casarões, enfeitadas por delicados ladrilhos, as igrejas, becos, museus e edifícios históricos que chamam atenção pela estrutura e o colorido de seus azulejos.

6. Lençóis maranhenses

Considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil, as dunas dos Lençóis Maranhenses ficam localizadas no Parque Nacional de mesmo nome, no povoado de Barreirinhas. A paisagem é apreciada pelos visitantes em todas as épocas do ano, mas em períodos de chuva fica ainda mais bela com a formação de diversas lagoas azuis na areia, que servem de berço para algumas espécies marinhas como tartarugas.

Em alguns locais, na temporada de calor, é possível até dar um mergulho nas águas cristalinas. Durante a temporada de calor, essas lagoas evaporam por completo e fica o cenário desértico de areia clara.

Last modified: novembro 1, 2018

[fbcomments]
Carolina Abrantes
Carolina Abrantes
Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.